Os periódicos científicos são espaços reservados à comunicação científica. É por meio deles que os estudos são divulgados e os conhecimentos técnicos, acadêmicos e científicos são postos à disposição da sociedade. Assim como os eventos científicos, são espaços formais de apreciação e crítica do trabalho de pesquisadores ‒ o que permite à ciência evoluir por meio da construção colaborativa do conhecimento, que só é possível se as informações científicas circularem. Dois periódicos da Universidade do Vale do Taquari - Univates possuem novos textos à disposição da comunidade científica. São 21 novos textos.
Destaques Acadêmicos - Textos desta edição
PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE CONTABILIDADE AMBIENTAL: ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DE ARTIGOS PUBLICADOS NA BASE DE DADOS SCOPUS
Arthur Aquino de Souza, Tiago de Moura Soeiro, Thiago Vitor Ferreira Soares, João Gabriel Nascimento de Araujo, Artur Angelo Ramos Lamenha, Yan Daevid Lira Guimarães
MERCOSUL E UNIÃO EUROPEIA: UMA ANÁLISE DA INTEGRAÇÃO COMERCIAL ENTRE OS BLOCOS ECONÔMICOS DE 2000 A 2018
Leonardo Gerhardt da Rosa, Luciane Franke, Fernanda Cristina Wiebusch Sindelar
AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS FÍSICOS, BIÓTICOS E ANTRÓPICOS DE USINAS SUCROENERGÉTICOS DE MINAS GERAIS
William Correa, Alexandre André Feil
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL DOS PROFISSIONAIS CONTÁBEIS DO VALE DO TAQUARI/RS
Jennifer Musa Nery Pinto, Michelle Engers Taube
REDES DE COAUTORIA SOBRE COOPERATIVAS
Gevair Campos
FINANÇAS PESSOAIS: OS IMPACTOS CAUSADOS PELA PANDEMIA NA VIDA DOS ALUNOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNIVATES
Sabrina Natalia Petry, Samuel Martim de Conto
DE TAYLOR A GUERREIRO RAMOS: UMA JORNADA PELO PROCESSO EVOLUTIVO DAS PRINCIPAIS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
Alexandro Avila de Moura, Danilo de Melo Costa
AS CARACTERÍSTICAS DA LIDERANÇA NA PERCEPÇÃO DE LIDERADOS
Eliane Dalpian da Rocha, Bernardete Bregolin Cerutti, Gabriel Machado Braido, Evania Schneider
O DESEMPENHO DA INDÚSTRIA EXPORTADORA DE CANDIES DIANTE DO CENÁRIO DA COVID-19
Leonardo Alex Stephan, Fernanda Cristina Wiebusch Sindelar
Estudo & Debate - Textos desta edição
VULNERABILIDADE À INSEGURANÇA ALIMENTAR NO BRASIL: UM OLHAR SOBRE OS DADOS DA POF 2017-2018
Rafael do Amaral Santiago, Márcio Nora Barbosa, Leonel dos Santos Silveira, Eduardo André Tillmann
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO ENSINO REMOTO: UM ESTUDO COM DISCENTES DE UMA DISCIPLINA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Ananda Silva Singh, Eduardo De Carli
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE INTERNA DA AUDITORIA INTERNA: UMA ANÁLISE DO MODELO DE CAPACIDADE DE AUDITORIA INTERNA PARA O SETOR PÚBLICO - IA-CM
Germano de Oliveira Farias, Hans Michael Van Bellen
IMPACTO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO BRASILEIRO 2002-2016
Cristiéle de Almeida Vieira, Sabino da Silva Porto Júnior
PAYMENT FOR ENVIRONMENTAL SERVICES: A FURTHER ANALYSIS TO A COMPARATIVE STUDY OF THE BRAZILIAN AND ARGENTINE PERSPECTIVES
Miguel Angel Sarmiento, Luiz César Ribas
INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS: AS EXPERIÊNCIAS PARANAENSES
Tiago Oscar da Rosa, Elias Lira dos Santos Junior, Rejane Sartori, Deborah Bozz
PRODUÇÃO E A COMERCIALIZAÇÃO DO COMPLEXO SOJA NO BRASIL: UMA ANÁLISE DAS EXPORTAÇÕES ENTRE 2010 E 2021
Gleiciane Munhoz Vidal, Samanda Silva da Rosa
ENSINO INTEGRAL VERSUS REGULAR E DESEMPENHO ANUAL DOS ALUNOS DA REDE ESTADUAL DE MATO GROSSO
Luciane Jesus Figueiredo, Aridelmo Teixeira
EMPREENDEDORISMO E CRESCIMENTO ECONÔMICO NO PARANÁ: UMA ANÁLISE EMPÍRICA COM PAINÉIS DIN MICOS
Rodrigo Monteiro da Silva, Luiz Henrique Paloschi Tomé
A PROBLEMÁTICA DECORRENTE DA UTILIZAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES SOCIAIS NA EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS DE SAÚDE
Hamilton Roque Miranda Pires
ANÁLISE DO PROCESSO DE COMPOSTAGEM NA REMEDIÇÃO DE EFLUENTES SUÍNOS CONTAMINADOS COM O ANTIBIÓTICO MARBOFLOXACINA
Nei Luis Pedroni, Danni Maisa da Silva, Daniela Mueller de Lara, Aaron Concha Vázquez Hengles, Ramiro Pereira Bisognin, Robson Evaldo Gehlen Bohrer, Divanilde Guerra, Mastrângello Enívar Lanzanova, Luciane Sippert Lanzanova, Marciel Redin, Eduardo Lorensi de Souza, Fernanda Hart Weber, Márlon de Castro Vasconcelos
OS EFEITOS DA REFORMA TRABALHISTA DE 2017 NO SISTEMA DE PROTEÇÃO SOCIAL BRASILEIRO: UM RETROCESSO SOCIOECONÔMICO
Juliano Vargas, William Sousa Vilanova
Saiba mais
A Univates publica três revistas científicas, que recebem e divulgam a produção acadêmica de estudantes, professores e pesquisadores, tanto da Univates quanto de outras instituições de ensino e pesquisa. Os periódicos Estudo & Debate, Signos e Destaques Acadêmicos ainda são publicados. Já o Caderno Pedagógico encerrou suas atividades em 2017, 20 anos após o primeiro volume ter sido divulgado, em 1997.
Em 2017 uma nova forma de mensuração dos acessos às publicações foi implementada. Desde então, as publicações da Univates já somam mais de 2 milhões de acessos. Os acessos são oriundos de diversos países do mundo, em especial aqueles falantes de português.
Conhecimento em rede
As revistas da Universidade estão indexadas, ou seja, são reconhecidas e apresentadas, em diversas bases de dados, o que garante que os trabalhos publicados possam ser alcançados por usuários da internet que procuram por conteúdo científico em buscadores, como, por exemplo, o Google Acadêmico, os Sumários de Revistas Brasileiras (Sumários.org) e o Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto (Oasisbr).
Publicação on-line
Os últimos exemplares físicos das revistas foram disponibilizados em 2009. As publicações utilizam, desde 2010, o Open Journal System (OJS), sistema que permite o gerenciamento da submissão do material científico para a publicação, do envio do material à divulgação dos estudos. É um fundamento da ciência que os estudos sejam avaliados por outros cientistas, como uma forma de validar o conhecimento criado.
É o que se conhece como avaliação por pares. Essa avaliação e revisão dos estudos, para garantir a imparcialidade, devem ser feitas sem que os avaliadores conheçam os responsáveis pelas pesquisas e os responsáveis, por sua vez, também não reconheçam os avaliadores. Sistemas com o OJS permitem que os pares revisem o material científico sem conhecer detalhes adicionais, como os autores, apenas tendo acesso ao texto do estudo. Depois de avaliar, podem ser solicitados ajustes e explicações ‒ e todo o processo continua sem que os pesquisadores saibam por quem estão sendo avaliados.