A professora Carolina Becker Porto Fransozi, do componente curricular Planejamento, Infraestrutura e Operação de Transportes, do curso de Engenharia Civil da Universidade do Vale do Taquari - Univates, recebeu em sala de aula o agente de trânsito Alexandre, para comentar a respeito do relatório de ocorrência de acidentes em cruzamentos no município de Lajeado.
A apresentação do relatório fornecido pela Secretaria do Planejamento, Urbanismo e Mobilidade (Seplan) teve como intenção proporcionar aos alunos contato com situações reais, que demandam atenção no trânsito e fazê-los escolher pontos de conflitos para serem estudados e analisados em sala de aula. A partir disso serão propostas melhorias pelos estudantes ao Município no sentido de minimizar ocorrências de sinistros na cidade.
A professora Rebeca Schmitz, coordenadora do curso de Engenharia Civil, entende que o principal objetivo é colocar os estudantes em contato com situações e problemas factuais. Porque mesmo que em aula sejam trabalhadas situações-problemas que poderiam ser reais, é diferente lidar com situações realmente reais, que podem fazer parte do dia a dia dos alunos. Eu vejo que os estudantes se interessam mais e conseguem se envolver além da parte técnica, entender o problema, buscar soluções, compreender uma comunidade. Quando os alunos fazem um projeto, eles se aprofundam mais, exalta a professora Rebeca.
Os resultados dos trabalhos, desenvolvidos pelos alunos, serão apresentados em um seminário no final do semestre que contará com a participação de representantes da Prefeitura Municipal.
Para a professora Carolina Fransozi, responsável pelo desenvolvimento do projeto, estas iniciativas de parceria são muito ricas para todos os envolvidos, pois os estudantes têm a oportunidade de se aproximarem da prática profissional, ampliando assim sua visão a respeito da engenharia civil, e o município terá acesso aos estudos realizados, podendo utilizar os trabalhos desenvolvidos como material de apoio nas tomadas de decisão.