O cultivo de cacau é uma importante atividade econômica em diversas regiões do mundo, incluindo o Estado do Pará, no Brasil. A produção, porém, pode ser afetada por diversos animais e doenças, como os ácaros.
Nesse contexto, um estudo recentemente publicado por uma equipe da Universidade do Vale do Taquari - Univates, em associação com outras instituições, teve como objetivo estudar e relatar a ocorrência de ácaros pavão em frutos de cacau na região nordeste de Bragantina, no Pará. Os achados da pesquisa foram publicados na revista Systematic and Applied Acarology.
O que aponta o estudo
Foram identificadas duas espécies de ácaros pavão: Tuckerella ornata e Tuckerella knorri. O ácaro T. ornata foi a espécie mais abundante, com 149 espécimes encontrados, sendo que 32,89% foram encontrados em folhas e 67,11% em frutos do cacau. Já o ácaro T. knorri foi pouco encontrado, com apenas dois espécimes encontrados em folhas.
Os resultados do estudo indicaram que a presença de T. ornata em frutos verdes de cacau reduziu significativamente o tamanho e o peso das sementes. Além disso, frutos mais atacados apresentaram deformações e rachaduras espessas. Danos significativos também foram observados nas sementes de cacau Forastero, que apresentaram manchas de cor marrom-claro e uma rachadura fina na epiderme.
Os pesquisadores avaliam que os achados são preocupantes, uma vez que o cacau é um importante produto de exportação e a presença de pragas e doenças pode comprometer sua qualidade e valor comercial. Mais investigações devem ser realizadas no futuro para o desenvolvimento do tema.
Autores
Assinam o estudo os pesquisadores Edna Antônia da Silva Brito, Iury Silva de Castro, Naiara Antonia Nunes Vinhas, Raila da Rosa Santana, Gisele Martins Pinheiro e Noeli Juarez Ferla. A pesquisa tem relação com o Laboratório de Acarologia da Univates, com o Laboratório de Agroecologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) e com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).