Com informações do CGCOM/Capes
A coordenadora do Programa de Residência Pedagógica (RP/Univates/Capes) da Universidade do Vale do Taquari - Univates e atual presidente do Fórum Nacional de Coordenadores do Pibid e da Residência Pedagógica (Forpibid-RP), professora doutora Cristiane Antonia Hauschild Johann, foi selecionada recentemente para integrar Conselho Técnico-Científico da Educação Básica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Em reunião na terça-feira, 2 de maio, o Conselho Superior da Capes aprovou os nomes indicados para compor o Conselho Técnico-Científico da Educação Básica (CTC-EB) da Fundação. Retomado após seis anos, o colegiado terá representantes de todas as regiões do País. O grupo tem a função de auxiliar na elaboração das políticas de formação inicial e continuada de professores da educação básica. Os 20 novos integrantes foram escolhidos a partir de uma lista tríplice de 60 indicações e terão mandato de três anos.
Sobre sua composição, Mercedes Bustamante, presidente da Capes, afirmou: Temos a preocupação de que seja abrangente e olhe atentamente para a diversidade da educação brasileira, levando em conta as questões de raça, gênero, regiões e interculturalidade, assegurando um espaço com oportunidade de ampliar o diálogo.
A professora Cristiane Antonia Hauschild Johann diz que é motivo de orgulho estar envolvida. Me sinto privilegiada em participar deste Conselho. Ao mesmo tempo, é um grande desafio contribuir com a construção de políticas públicas para a formação de professores e professoras do nosso país. É a Univates sendo protagonista no cenário nacional.
Para a composição do CTC-EB, diversas instituições apontaram 149 nomes de especialistas de todo o País. O Conselho será formado pelos secretários do Ministério da Educação, diretores da Capes e 20 profissionais de reconhecida competência, observadas a representatividade regional e a área de formação.
A Capes assegurou a participação no CTC-EB de 55% de mulheres e participantes de todas as regiões do País. Representantes de estudantes poderão ser convidados a participar da reunião. É um grupo diverso que contribuirá com as políticas de formação de professores, afirma Márcia Serra Ferreira, diretora de Formação de Professores da Educação Básica da Capes. Contar com o Conselho é fundamental para que os programas surtam efeito e contribuam com uma educação de qualidade, ressalta Susana Gomes, diretora de Educação a Distância da Capes.
Na reunião do Conselho Superior, também foram aprovadas atas de reuniões anteriores e deliberados recursos apresentados à Diretoria de Avaliação da Capes sobre propostas de cursos novos apresentados em 2019.
Representantes da sociedade civil no Conselho Técnico Científico da Educação Básica CTC-EB:
⦁ Alessio Costa Lima
⦁ Alfredo Macedo Gomes
⦁ Amali de Angelis Mussi
⦁ Antonio Carlos Rodrigues de Amorim
⦁ Armando Traldi Junior
⦁ Carlos Eduardo Moreno Sampaio
⦁ Catarina de Almeida Santos
⦁ Cleida Aparecida Oliveira
⦁ Cristiane Antonia Hauschild Johann
⦁ Eliana Ruth Silva Sousa
⦁ Geovana Mendonça Lunardi Mendes
⦁ Guilherme do Val Toledo Prado
⦁ Hélvia Miridan Paranaguá Fraga
⦁ Luiz Fernandes Dourado
⦁ Mark Clark Assen de Carvalho
⦁ Rosilene Corrêa Lima
⦁ Silvia Regina Canan
⦁ Suely Melo de Castro Menezes
⦁ Valter Gomes Campos
⦁ Wilma de Nazaré Baía Coelho
Participaram da reunião os seguintes integrantes do Conselho Superior:
- Mercedes Bustamante (Capes)
- Dalila Oliveira (CNPq)
- Carlos Alberto Aragão (Finep)
- Alexsander Moreira (MEC)
- Francisco Figueiredo (MRE)
- Evandro da Silva (Andifes)
- Robério Silva (Foprop)
- Vinícius Soares (ANPG)
- Marcelo Morales (UFRJ)
- Abílio Baeta Neves (PUC-RS)
- Patrícia Rocco (UFRJ)
- Márcia Perales (Ufam)
- Luiz Curi (CNE)
Também estiveram presentes os diretores da Capes:
- Márcia Serra Ferreira
- Rui Oppermann
- Rodrigo Lamego
- Adi Balbinot Junior
- Suzana Gomes
- Laerte Guimarães