Alunos do curso de Medicina da Univates se qualificam em saúde da pessoa idosa

Postado as 04/05/2023 16:31:47

Por Paulo Émerson Cardoso da Silva

Na manhã do dia 25 de abril, na Câmara de Vereadores de Colinas, estiveram reunidos alunos da 12ª turma de Medicina da Universidade do Vale do Taquari - Univates e integrantes da equipe de saúde do município para realizarem uma qualificação em saúde da pessoa idosa.

O encontro foi conduzido pelo professor de Geriatria da Univates, Luciano Duro, que abordou assuntos relacionados à polifarmácia, interações medicamentosas e prescrição consciente de medicações. Além do momento de conversa, também houve estudo de casos clínicos fictícios, em que os alunos e a equipe de saúde tiveram a oportunidade de debater e construir condutas com base no que há de mais atualizado cientificamente no tema do envelhecimento.

A importância desse encontro, nas palavras do professor Luciano, acontece pela “importância de atualizar constantemente os profissionais de saúde em relação aos cuidados com o idoso, que requer uma abordagem multidisciplinar e integrada”.

Fabrício Fiel

A colaboração entre a Univates e a Prefeitura de Colinas já resultou em outros projetos, como a criação do “Encontros com você” e a oferta de práticas integrativas e complementares do Sistema Único de Saúde, como acupuntura e reiki, por exemplo.

Com o objetivo de atingir o selo ouro da Unidade Amiga do Idoso, por meio da Rede Cuidar Bem, projeto que procura incentivar a melhoria e o fortalecimento dos serviços de atenção primária à saúde, a equipe de saúde de Colinas, realiza qualificações e implanta cuidados entre as múltiplas intervenções técnicas e multiprofissionais.

Por meio dessa capacitação, realizada com os alunos de Medicina da Univates, há um reforço da equipe em realizar atendimentos de qualidade e humanizado às pessoas idosas da comunidade.

Logo ods-4