No Dia da Educação, Univates destaca ações com impacto no desenvolvimento das comunidades

Postado as 28/04/2023 09:10:41

Por Natalia Nissen

O Dia da Educação foi instituído em 28 de abril de 2000, durante o Fórum Mundial de Educação, na cidade de Dakar, no Senegal. A data representa o esforço de 164 países em trabalhar para o desenvolvimento da educação em diferentes níveis. Desde o início da história do Ensino Superior no Vale do Taquari, a Universidade do Vale do Taquari - Univates tem como missão gerar e difundir o conhecimento nas comunidades em que está inserida e, por meio da educação, impulsionar novas oportunidades para o desenvolvimento local e regional.

Atualmente a Universidade conta com 8.600 alunos, nos cursos de graduação presencial e a distância, cursos técnicos, pós-graduação Lato Sensu e Stricto Sensu e cursos de idiomas. Além disso, mais de 1,4 mil pessoas fazem a educação, entre professores, funcionários técnico-administrativos, estagiários e bolsistas.

Para marcar mais um Dia da Educação, a Univates lembra algumas das iniciativas realizadas no âmbito educacional, que mobilizam tanto a comunidade acadêmica quanto o público externo da Instituição.

Assessoria Pedagógica Externa (APE)

O núcleo da APE tem como objetivo promover o preparo continuado e a qualificação de docentes da educação básica. As formações já foram realizadas em diversas cidades do Vale do Taquari e em Nova Mutum, no Mato Grosso.

Seis mil professores, monitores e gestores de educação participaram de capacitações promovidas pela Univates em 2022

Pietra Darde

Alfabeletrando

O projeto Laboratório de Alfabetização – Alfabeletrando foi criado para atender crianças que tiveram a aprendizagem prejudicada em razão da pandemia de covid-19. Os alunos, por meio de parcerias com o poder público municipal, participam de atividades de reforço no contraturno escolar. A primeira edição foi focada em aulas de leitura e escrita. Já em 2023, o projeto é voltado ao aprimoramento das noções de matemática. O projeto está na segunda edição em Lajeado e Garibaldi, e também teve uma edição em Nova Mutum, no Mato Grosso.

Seiscentas crianças voltam às aulas do projeto Alfabeletrando em Lajeado

Projeto de extensão Vem Pra Cá

O projeto oportuniza, desde 2014, o aprendizado gratuito de língua portuguesa como língua adicional para imigrantes. As aulas são ministradas por bolsistas e voluntários, uma vez por semana, no Colégio Estadual Presidente Castelo Branco, em Lajeado. Desde o início das atividades, mais de 600 pessoas já foram beneficiadas.

Imigrantes que participam do projeto Vem pra cá conhecem a Univates e o Parque Histórico de Lajeado

Explore

O Explore é um programa de relacionamento para aproximar a Universidade e estudantes de Ensino Médio. A iniciativa desenvolve uma série de ações para esclarecer dúvidas e orientar esses estudantes para que tenham mais autonomia e confiança em suas decisões envolvendo o futuro e a carreira profissional. No primeiro ano de atividades, contabilizou visitas a mais de 30 escolas das redes pública e privada do Rio Grande do Sul, impactando mais de 5 mil estudantes de 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio, além de ações em escolas de Nova Mutum.

Programa Explore impacta mais de 5 mil estudantes no primeiro ano de atividades

Natalia Nissen

Capacete Rosa

O curso de Arquitetura e Urbanismo da Univates, por meio dos projetos de extensão Semeia-Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (Emau) e Habitar Bem, firmou uma parceria com a Associação Marines para o desenvolvimento do projeto Capacete Rosa. A proposta objetiva capacitar mulheres residentes no bairro Santo Antônio, de Lajeado, para atuarem na construção civil como auxiliares de pedreiros e possibilitar conhecimentos básicos para que elas realizem reparos nas próprias residências. A parceria oportuniza que as aulas do projeto sejam realizadas na Univates, nas salas e laboratórios das áreas de Arquitetura e Engenharia.

Extensão e inclusão social: ações do curso de Arquitetura e Urbanismo são realizadas na Univates em conjunto com o projeto Capacete Rosa

Divulgação

Logo ods-4