A professora doutora Angélica Vier Munhoz, que atua nos cursos da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e no Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade do Vale do Taquari - Univates, teve, recentemente, a aprovação de um projeto encaminhado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico para a obtenção de bolsa de pesquisadora PQ2 (Produtividade) do CNPq, com o objetivo de desenvolver o Projeto Brocante as palavras e as coisas da escola.
A iniciativa, que já vem sendo realizada desde o segundo semestre de 2022, tem como objetivo recolher, arquivar e produzir um repositório de papéis escolares produzidos a partir do início do século XX em diferentes épocas e lugares. A ação é desenvolvida pelo Grupo de Trabalho (GT) 2 - Arquivo, docência e criação, do Grupo de Pesquisa Currículo, Espaço, Movimento (CEM), coordenado pela professora Angélica na Univates, em parceria com pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Universidade de Caxias do Sul (UCS) e Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). O projeto se inspirou nas brocantes, feiras e vendas de papéis antigos que se tornaram comuns nas cidades e nos vilarejos franceses.
Durante os anos escolares, produzimos diversos tipos de papéis e documentos escolares, mas o que acontece com eles depois? Onde são arquivados e guardados?, questiona a docente. Alguns desses materiais são documentos oficiais que contam a história da escola, como ofícios, circulares, projetos e atas, enquanto outros são registros individuais de alunos que passaram pela escola. Esses registros incluem boletins, pareceres, cartas, desenhos, bilhetes, recados, agendas, cartazes e muitos outros. Todos esses papéis influenciam e moldam nossa subjetividade de alguma forma, já que registram nossas ações e comportamentos, complementa ela.
Com o valor do edital, será possível a continuidade das ações de recolhimento de documentos escolares por meio de brocantes (feiras) de papéis escolares e/ou por e-mail; criação de um repositório virtual para arquivamento dos papéis escolares recolhidos, categorizados a partir de períodos, lugares, tipos de documentos etc.; compartilhamento do arquivo produzido por meio de publicização do repositório; e realização de uma exposição do arquivo de papéis escolares.
Saiba mais
A bolsa de produtividade do CNPq é uma importante forma de financiamento para pesquisadores brasileiros. Essa bolsa tem como objetivo apoiar a produção científica, tecnológica e cultural do país, incentivando a pesquisa de qualidade em diversas áreas do conhecimento.
O pesquisador contemplado com a bolsa recebe um valor mensal para se dedicar integralmente às suas atividades de pesquisa, sem a necessidade de acumular outras atividades remuneradas.