Os periódicos científicos são espaços reservados à comunicação científica. É por meio deles que os estudos são divulgados e os conhecimentos técnicos, acadêmicos e científicos são postos à disposição da sociedade. Assim como os eventos científicos, são espaços formais de apreciação e crítica do trabalho de pesquisadores ‒ o que permite à ciência evoluir por meio da construção colaborativa do conhecimento, que só é possível se as informações científicas circularem.
A revista Destaques Acadêmicos é um dos periódicos da Universidade do Vale do Taquari - Univates e divulga a produção científica, publicando trimestralmente estudos relacionados às áreas de planejamento e gestão. Um novo número da publicação foi editado e está disponível para consulta clicando aqui.
Textos desta edição
ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE AS PROPRIEDADES MEC NICAS OBTIDAS NO AÇO DAMASCO E NOS AÇOS BASES SAE 1095 + UHB 15N20
Gabriel Alan Kreutz, Rafael Crespo Izquierdo
ENSINO DA TRIGONOMETRIA POR MEIO DE UMA SITUAÇÃO-PROBLEMA EM UM CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES
Márcia Jussara Hepp Rehfeldt, Valmir Stani Fell Júnior
PROBLEM AND PROJECT BASED LEARNING: METODOLOGIAS DE SALA DE AULA ALINHADAS AO MERCADO DE TRABALHO
Fabrício Pretto
MÉTODOS DE ANÁLISE MULTICRITÉRIO PARA AUXÍLIO À TOMADA DE DECISÃO NA IMPLANTAÇÃO DO MES - MANUFACTURING EXECUTION SYSTEM
Jáder Gustavo Decó, Leonardo Dagnino Chiwiacowsky
COMPARATIVO DE CUSTOS DE CONSTRUÇÃO DE UMA UNIDADE DE CONJUNTO HABITACIONAL COM USO DE ALVENARIA ESTRUTURAL E PAINÉIS PRÉ-FABRICADOS
Ramon Marques, Rebeca Jéssica Schmitz
ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE LIGHT STEEL FRAME E CONCRETO ARMADO COM ALVENARIA DE VEDAÇÃO EM RESIDÊNCIA DE ALTO PADRÃO NA SERRA GAÚCHA
Júlia Brugalli, Rebeca Jéssica Schmitz
COMPARATIVO ENTRE OS MÉTODOS DE CONCRETO ARMADO E CONCRETO PRÉ-FABRICADO PARA FINS DE CRONOGRAMA DE OBRA E ORÇAMENTO DE UM EMPREENDIMENTO
Greici Bergonci, Rebeca Jéssica Schmitz
COMPARATIVO ENTRE O SISTEMA WOOD FRAME E SISTEMA CONVENCIONAL EM CONCRETO ARMADO PARA UMA RESIDÊNCIA
Vinícius Douglas Teles Reginatto, Rebeca Jéssica Schmitz
ATIVIDADES EXTENSIONISTAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL: PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Evandro Franzen, Maria Claudete Schorr, Sheila dos Santos Dresch, Kauan Morinel Calheiro
Saiba mais
A Univates publica três revistas científicas, que recebem e divulgam a produção acadêmica de estudantes, professores e pesquisadores, tanto da Univates quanto de outras instituições de ensino e pesquisa. Os periódicos Estudo & Debate, Signos e Destaques Acadêmicos ainda são publicados. Já o Caderno Pedagógico encerrou suas atividades em 2017, 20 anos após o primeiro volume ter sido divulgado, em 1997.
Em 2017 uma nova forma de mensuração dos acessos às publicações foi implementada. Desde então, as publicações da Univates já somam mais de 2 milhões de acessos. Os acessos são oriundos de diversos países do mundo, em especial aqueles falantes de português.
Conhecimento em rede
As revistas da Universidade estão indexadas, ou seja, são reconhecidas e apresentadas, em diversas bases de dados, o que garante que os trabalhos publicados possam ser alcançados por usuários da internet que procuram por conteúdo científico em buscadores, como, por exemplo, o Google Acadêmico, os Sumários de Revistas Brasileiras (Sumários.org) e o Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto (Oasisbr).
Publicação on-line
Os últimos exemplares físicos das revistas foram disponibilizados em 2009. As publicações utilizam, desde 2010, o Open Journal System (OJS), sistema que permite o gerenciamento da submissão do material científico para a publicação, do envio do material à divulgação dos estudos. É um fundamento da ciência que os estudos sejam avaliados por outros cientistas, como uma forma de validar o conhecimento criado.
É o que se conhece como avaliação por pares. Essa avaliação e revisão dos estudos, para garantir a imparcialidade, devem ser feitas sem que os avaliadores conheçam os responsáveis pelas pesquisas e os responsáveis, por sua vez, também não reconheçam os avaliadores. Sistemas com o OJS permitem que os pares revisem o material científico sem conhecer detalhes adicionais, como os autores, apenas tendo acesso ao texto do estudo. Depois de avaliar, podem ser solicitados ajustes e explicações ‒ e todo o processo continua sem que os pesquisadores saibam por quem estão sendo avaliados.