Com o objetivo de ampliar os conhecimentos e qualificar estudantes e concluintes do Ensino Médio de escolas públicas da região para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Cursinho Popular VestVates iniciou suas atividades na Universidade do Vale do Taquari - Univates em 2017. Organizado por estudantes voluntários dos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade, o projeto já qualificou e auxiliou centenas de jovens na busca de oportunidades a partir do ensino.
Três estudantes que participaram do Projeto VestVates obtiveram excelentes resultados no Enem em 2022 e conquistaram vagas em 2023 nos cursos superiores de universidades federais: Rafael Augusto Pederiva, de Encantado; Érika Mallmann, de Estrela; e Adriel de Souza, de Arroio do Meio. As experiências do trio com o VestVates explicitam o potencial de impacto positivo que o projeto tem.
Rafael Pederiva realizou sua matrícula no curso de Licenciatura em Ciências Sociais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Ufrgs. O projeto contribuiu com a minha formação na medida que disponibilizou um ambiente acessível e bem planejado de aprendizagem que tinha como finalidade o vestibular, algo que num contexto de ensino público geralmente não é realidade, observa o jovem. Segundo ele, o maior aprendizado foi o desenvolvimento de disciplina para lidar com uma rotina de estudos intensa.
Érika Mallmann vai cursar Engenharia Civil na Universidade Federal de Rio Grande (Furg). Conforme ela, o VestVates contribui de forma relevante na revisão dos conteúdos. Acredito que tenha me ajudado bastante, por conta da revisão de conteúdos para relembrar tudo o que estudamos durante as etapas anteriores e que, também, contribuiu com muitas novas experiências, comenta a jovem.
Adriel optou por cursar o bacharelado em Ciência da Computação na Ufrgs. Ele participou do VestVates na turma de 2022, durante cerca de oito meses. Antes do meu ingresso, participei também no Aulão Pré-Enem de 2019. Foi através desse evento que conheci o projeto, explica ele. Digo que foi o projeto que garantiu a minha aprovação. Sem ele e somente com o conteúdo do Ensino Médio, não teria condições de passar, completa ele, que se formou no Ensino Médio em 2019, e para quem o projeto foi essencial no sentido de oportunizar a revisão dos conteúdos do Ensino Básico e oferecer diversas provas simuladas.
Aprender a estratégia de resolução de questões, saber quais questões são mais importantes, conseguir gerenciar seu tempo são coisas que só se aprendem com cursinhos, pois o Ensino Médio público não toca nesses aspectos. Isso se estende também para a redação, em que conhecer as competências, saber interpretar o comando de redação e desenvolver um texto seguindo o formato exigido elevam a nota, finaliza ele.
Em 2023, o Cursinho Popular VestVates da Univates oferece 20 novas vagas para estudantes do Ensino Médio da região. As aulas começaram em 13 de março, ocorrendo de segunda a sexta-feira de noite, sempre no horário das 19h10min às 22h30min, na sala 306-11. O VestVates pode ser uma grande oportunidade gratuita e transformadora para a trajetória pessoal e profissional. Consulte sobre a disponibilidade de vagas para estudantes e tutor voluntário pelo e-mail vestvates@univates.br, e busque mais informações nas redes sociais do projeto.