O Projeto Alfabeletrando, desenvolvido pela Universidade do Vale do Taquari - Univates em parceria com a Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria de Educação, retomou as aulas na terça-feira (4). O objetivo é oferecer reabilitação pedagógica gratuita, no turno inverso ao da escola, aos estudantes que se encontram com defasagem na alfabetização.
Em 2021 e 2022, as atividades foram voltadas para alunos do 1º ao 4º ano da rede municipal. Já neste ano, as aulas são ofertadas para estudantes do 2º e 3º ano. Esta é a terceira edição do projeto em Garibaldi. Os alunos são atendidos com duas aulas de reforço por semana com foco nas carências específicas de cada criança, em turno integral.
A expectativa é que sejam atendidas cerca de 120 crianças. Avaliações realizadas pelas equipes da Universidade com participantes das edições do projeto que foram concluídas demonstram a influência positiva do Alfabeletrando para o resgate da identificação do princípio alfabético e para o desenvolvimento da consciência fonológica - habilidades fundamentais no processo de alfabetização.
O projeto complementa as aulas regulares por meio de uma proposta diferenciada. As aulas do Alfabeletrando têm uma abordagem lúdica, com muitos jogos, atividades interativas, desafios linguísticos e matemáticos e uso de tecnologia - tudo para tornar o processo de aprendizagem mais interessante e dinâmico, explica a professora doutora Grasiela Kieling Bublitz, coordenadora do Alfabeletrando.
Equipes realizaram formação
Em constante atualização, as equipes do Alfabeletrando das cidades de Lajeado e Garibaldi, contratadas pela Univates, realizaram formações no fim de fevereiro e no começo de março.
Foram desenvolvidas atividades com professores e monitores que atendem as crianças envolvidas no projeto em ambas as cidades. Para o grupo de professores do Alfabeletrando de Garibaldi, as formações foram realizadas em 7 e 9 de março, parte no campus da Universidade e parte na Escola Santo Antônio, em Garibaldi.
Com esse grupo foram desenvolvidas atividades relacionadas à inclusão escolar e à linguagem. A mestra em Educação Letícia Dell' Osbel, diplomada em Letras - Português/Espanhol pela Univates, e a professora Danise Vivian foram as ministrantes das capacitações.