A estudante Maria Clair da Rosa (42), de Lajeado, matriculada no curso de Pedagogia da Universidade do Vale do Taquari - Univates, está realizando neste semestre seu estágio curricular na Clínica Universitária Regional de Educação e Saúde (Cures). O espaço interdisciplinar é voltado para a formação em educação e saúde por meio do contato do estudante com as diferentes realidades das pessoas atendidas no serviço-escola. A experiência de Clair acontece em espaço não formal de ensino-aprendizagem.
Participar das atividades está sendo um pouco diferente do que estamos habituados a realizar na área de Pedagogia. É um novo vocabulário em relação à saúde e aos atendimentos, destaca a futura pedagoga. Durante suas atividades na Cures, Maria Clair convive com estudantes de Educação Física, Psicologia e Nutrição. É, com certeza, uma experiência que vai agregar mais conhecimentos para minha vida pessoal e profissional.
Segundo a estudante, o estágio vai enriquecer sua visão de mundo por permitir trabalhar em equipe, prestar acolhimento e realizar atendimento a um grupo de pessoas. Nas dinâmicas de atendimento, os acadêmicos são reunidos em grupos e Maria Clair, em conjunto com seus colegas, desenvolve atividades com adolescentes, alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Moisés Cândido Veloso, de Lajeado, que cursam o 8º e o 9º ano do Ensino Fundamental.
Esse contato com adolescentes também é algo que difere do curso que faço, pois como pedagogos trabalhamos com crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental até o 5º ano, explica a estudante, ao relatar que se sente motivada pelo desafio.
Um dos principais benefícios da formação interdisciplinar para os estudantes de Pedagogia, o que acontece em espaços como a Cures, é a possibilidade de que o futuro pedagogo tenha uma compreensão mais ampla e crítica da realidade social em que ele atua. Isso é importante porque a educação não acontece em um vácuo, mas sim em um contexto social, político e cultural mais amplo, que influencia diretamente os processos educativos.
Além disso, a formação interdisciplinar também ajuda o pedagogo a identificar e compreender as diferentes formas de conhecimento e as diversas maneiras de aprender. Com isso, ele pode adaptar sua prática pedagógica para atender às necessidades e características de cada aluno, tornando o processo educativo mais efetivo e significativo.
Escolhi cursar Pedagogia por ser um curso que permite trabalhar em outras áreas além da sala de aula. Gosto muito de crianças e sei que é na primeira infância que se desenvolve a maior parte do caráter do ser humano e se constrói o conhecimento. O professor tem uma influência muito grande na formação das crianças. Acredito que a educação é a melhor forma de mudar o mundo, revela Maria Clair.
Saiba mais sobre a Cures
A Cures iniciou suas atividades em março de 2011, com o objetivo de qualificar a formação dos profissionais das áreas da saúde e da educação por meio de vivências interdisciplinares, envolvendo diferentes segmentos da comunidade e das redes de atenção à saúde, educação e assistência social. Desde então realiza acolhimentos, atendimentos individuais, grupos de promoção de saúde, oficinas, atendimento por meio de equipes interprofissionais, apoio matricial, seminários e reuniões de equipe.