A Reitoria da Universidade do Vale do Taquari - Univates realiza mais uma edição do Seminário sobre Liderança Acadêmica. Representantes dos componentes curriculares dos cursos de graduação e técnicos, dos Diretórios Acadêmicos (DAs) e do Diretório Central dos Estudantes (DCE) estão convidados a participar do evento, que acontece no dia 27 de abril, a partir das 19h. O encontro será realizado no Espaço Aula+, na Biblioteca Univates.
A primeira edição de 2023 do Seminário acontecerá durante a noite, em uma decisão realizada em conjunto com o DCE, com o objetivo de ampliar o potencial de participação de lideranças estudantis da Universidade. A perspectiva é a de que as edições aconteçam de forma alternada, em um semestre durante o sábado pela manhã, como aconteceu nas edições anteriores, e em outro semestre, durante a noite. O evento será conduzido pela reitora da Univates, professora Evania Schneider, e contará com a participação da psicóloga Simone Bruxel, representando o setor Universo Univates.
Para participar, o estudante deve se inscrever pelo Portal de Inscrições, por meio do link encaminhado por e-mail. No dia do seminário, é necessário registrar a presença pelo aplicativo da Univates, utilizando o QR code que estará disponível na entrada da sala. A inscrição e o registro garantirão o certificado de participação, que poderá ser validado para comprovação de atividades complementares dos cursos.
A formação dos estudantes e a jornada na Universidade são enriquecidas pela atuação em posição de liderança. O seminário, nesse sentido, é relevante, pois tanto o mercado de trabalho quanto o meio acadêmico esperam indivíduos com habilidades de liderança.
O que é a liderança estudantil?
A liderança estudantil refere-se ao envolvimento dos alunos em atividades e iniciativas que promovem a participação ativa dos estudantes na tomada de decisões e na condução de questões relacionadas à sua educação e comunidade escolar. A liderança estudantil pode assumir muitas formas, incluindo a criação de Diretórios Centrais de Estudantes, Diretórios Acadêmicos, clubes estudantis, organizações de estudantes, conselhos estudantis e outras formas de participação em governança estudantil. Por meio da liderança estudantil, os alunos são incentivados a desenvolver habilidades de liderança, comunicação, resolução de problemas e trabalho em equipe.