O Instituto Brasileiro do Concreto realiza, no próximo dia 12, a partir das 19h20min, no Auditório do Prédio 11, um evento em parceria com o curso de Engenharia Civil da Universidade do Vale do Taquari - Univates. As inscrições podem ser realizadas por meio deste link.
O evento é aberto ao público e direcionado a estudantes, diplomados e profissionais que atuam na área da Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Técnico em Edificações e Design de Interiores. É esperada a doação de 1kg de alimento não perecível por participante no dia do evento.
O evento na Univates faz parte de uma série de atividades chamada Ibracon na Estrada Gaúcha, que já teve outras edições realizadas na Universidade. No evento do próximo dia 12, que é de abertura da série Ibracon na Estrada Gaúcha em 2023, o tema principal será "Estruturas em concreto aparente", ministrado por Roberto Dakuzaku, uma das referências nacionais no assunto.
O evento contará com a participação de Hinoel Ehrenbring (Diretor-Geral do Ibracon-RS) e Pedro Richter Grassi (Sisecon/RS - Sindicato das Empresas de Concreto e Argamassa Usinada).
O que são estruturas de concreto aparente?
Conforme a coordenadora do curso de Engenharia Civil da Univates, professora Rebeca Jéssica Schmitz, estruturas de concreto aparente são elementos estruturais, como vigas, pilares, lajes e paredes, que são deixados à vista em uma edificação, sem revestimentos ou acabamentos que os cubram.
Essa técnica construtiva tem como objetivo valorizar as características estéticas e texturais do concreto, que podem apresentar diferentes tonalidades, texturas e formas, tornando-o parte integrante da arquitetura e do design da edificação. Nesse sentido, é importante observar a correta execução da obra para que o aspecto final seja esteticamente agradável.
Sobre o Instituto Brasileiro do Concreto
O Ibracon é uma associação nacional técnico-científica de defesa e valorização da engenharia civil, com o objetivo de divulgar a tecnologia do concreto e seus sistemas construtivos. A entidade, de caráter associativo e sem fins lucrativos, foi fundada em 1972 por profissionais e intervenientes da cadeia produtiva do concreto. Seu objetivo é proporcionar aos profissionais e intervenientes do setor construtivo nacional informações e conhecimentos sobre a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação sobre a tecnologia do concreto e de seus sistemas construtivos.