Os museus têm um papel crucial na educação científica e na divulgação das ciências para o público em geral. Eles são espaços que abrigam exposições interativas, atividades educativas, programas de palestras e eventos especiais que podem inspirar, motivar e envolver as pessoas em diferentes áreas do conhecimento.
Os museus de ciência podem ajudar a preparar a próxima geração de cientistas, oferecendo programas educacionais para jovens, como acampamentos científicos e competições de ciência. Essas iniciativas podem ser essenciais para incentivar o interesse e a paixão pela ciência nas próximas gerações e para formar cientistas capazes de enfrentar os desafios do futuro.
Qual é o papel dos museus na educação científica e na divulgação das ciências?
Por Miriam Helena Kronhardt, coordenadora do Museu de Ciências da Univates
A relação entre o museu e seu público não foi sempre da mesma maneira. Ela foi se transformando ao longo dos anos, acompanhando as mudanças da humanidade. Por muito tempo os museus foram locais em que eram armazenados objetos colecionados provenientes do mundo natural e cultural e não eram acessíveis a toda a sociedade. Conforme Müller e Caribe (2010), o direito à informação científica foi sendo conquistado aos poucos, desde o século XV. No início, a coletividade para quem as informações se destinavam consistia em pequenos grupos privilegiados que sabiam ler.
O próprio conceito de museu foi se modificando ao longo do tempo. Atualmente os museus são reconhecidos por sua missão de preservar, conservar, pesquisar e expor. Além de suas funções culturais, são locais de encontros e de possibilidade de troca de saberes, apresentando-se como espaços favoráveis para as práticas educativas e a divulgação científica. Recentemente o Conselho Internacional de Museus (ICOM) atualizou o conceito internacional de museu, estabelecendo que um museu é uma instituição permanente, sem fins lucrativos, ao serviço da sociedade, que pesquisa, coleciona, conserva, interpreta e expõe o patrimônio material e imaterial. Os museus, abertos ao público, acessíveis e inclusivos, fomentam a diversidade e a sustentabilidade. Os museus funcionam e comunicam ética, profissionalmente e, com a participação das comunidades, proporcionam experiências diversas de educação, fruição, reflexão e partilha de conhecimento (ICOM, 2022).
Museus têm um relevante papel na educação científica e na divulgação da ciência, uma vez que promovem a democratização do conhecimento científico. São espaços onde a sociedade tem a oportunidade de ter contato com a divulgação científica com linguagem acessível. Além disso, muitos museus oferecem atividades interativas, nas quais o público pode experienciar os materiais em exposição, aprender na prática e, muitas vezes, de forma divertida.
A democratização do conhecimento científico ocorre nos museus quando eles ampliam sua forma de comunicação com o público, possibilitando ir além dos meios mais reconhecidos, como artigos em revistas especializadas ou pesquisas em universidades. Conforme Dantas (2020), essas ações podem contribuir para um maior senso crítico sobre a realidade, diminuindo a vulnerabilidade da população às notícias falsas e, por consequência, tornando os sujeitos capacitados para a tomada de decisões, promovendo a sua cidadania.
Outra contribuição importante dos museus de ciências está relacionada ao ensino de Ciência nas escolas. A existência da relação entre o sistema formal (escolas) e não formal (que ocorre em ambientes diferentes do sistema escolar) de educação é importante para ambos. Os museus são espaços que estimulam a curiosidade do visitante, levando-o a refletir sobre diversos temas acerca de seus acervos e exposições, permitindo o acesso a conhecimentos científicos e tecnológicos por meio da visitação a esses locais. Assim, auxiliam os educadores ao complementar estudos iniciados em sala de aula e, principalmente, incentivam a pesquisa e reflexão sobre os conteúdos trabalhados. Eles provocam o interesse dos alunos no aprendizado relacionado à educação científica, tendo um papel fundamental na disseminação do conhecimento.
Os museus de ciências têm contribuído muito na divulgação da ciência e na promoção da educação científica, pois atuam como espaços de preservação, gestão e divulgação da ciência. Eles buscam ofertar diferentes estratégias de comunicação para um público amplo e diversificado, visando a despertar nos visitantes o encantamento pela ciência, incentivando o desejo do saber e oportunizando, assim, a difusão do conhecimento científico.
Referências
Dantas, L. F. S.; De Sá Alves, T. R.; Maia, E. D. A Importância dos Centros e Museus de Ciências: a contribuição de suas atividades. International Journal Education and Teaching. 2020.
ICOM (Conselho Internacional de Museus) BRASIL. Disponível em: https://www.icom.org.br/?p=2756. Acesso em: 10.03.23.
Müller, S. P. M.; Caribé, R. de C. Do V. A comunicação científica para o público leigo: breve histórico. Informação & Informação. 2010.
Saiba mais sobre o Museu de Ciências da Univates
O Museu de Ciências da Univates (MCN) está aberto à visitação. O agendamento de visitas guiadas pode ser feito pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5505, pelo e-mail mcn@univates.br ou pessoalmente na Secretaria do MCN, localizada na sala 108 do Prédio 8 da Univates.
Para solicitar o empréstimo de itens, é necessário preencher o formulário on-line na página da Central de Empréstimos do Museu, no prazo de, no mínimo, dois dias úteis antes da retirada do material. A retirada dos equipamentos ou exemplares acontece na Secretaria do MCN.
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