O Projeto de Extensão Patrimônio Vivo, vinculado ao curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Vale do Taquari - Univates, esteve recentemente envolvido na revitalização da Casa Memorial Marlise Schneider, em Forquetinha.
Localizada em Vila-Haas, interior do município, a antiga residência de Jacob Winter Filho teve sua restauração iniciada no ano de 2019, com o auxílio da equipe do projeto de extensão Patrimônio Vivo, da Univates. Foram realizadas várias visitas à casa, as quais contribuíram para que os envolvidos obtivessem sucesso na restauração.
Como homenagem à última residente da casa, tia-avó de Lucas André Grahl da Silva, um dos idealizadores da restauração, e com o intuito de preservar a história da família e de outras famílias da região, o nome escolhido para o local foi Casa Memorial Marlise Schneider. O objetivo foi restaurar a residência e transformá-la em uma casa de cultura e preservação da história dos antepassados do jovem que residiam no local e trabalhavam para sobreviver em meio ao contexto social local.
Intervenções foram realizadas pelas equipes envolvidas no trabalho de restauração para tornar a casa o mais próximo possível da construção original. Com o término da restauração, objetos originais pertencentes à família foram dispostos no interior da casa, como fotos antigas, quadros, louças, armários, cristaleiras, geladeira, relógio, camas, livros etc.
A contribuição do projeto de extensão Patrimônio Vivo na restauração da Casa está registrada no material digital produzido ao longo de 2018 e 2019, que reúne as atividades de preservação patrimonial feitas em comunidades do Vale do Taquari, promovendo o reconhecimento e a valorização do patrimônio cultural regional, com ênfase nas edificações históricas. A publicação digital pode ser conferida aqui.
Grahl destaca que a Univates foi uma parceira que forneceu orientações técnicas importantes para o bom andamento da restauração. Vieram arquitetos e alunos conhecer e estudar a técnica do enxaimel da residência. Isso foi muito importante pois iria fazer a restauração de um jeito e acabei percebendo alternativas melhores. A iniciativa de restaurar casas é preservar a cultura e demonstrar a mais pessoas a herança deixada pelos antepassados por meio das edificações antigas, que merecem mais respeito e valorização, aspecto com o qual o trabalho da Univates contribuiu muito.
Saiba mais
O projeto atuou também nos municípios de Santa Clara do Sul e Cruzeiro do Sul. Em 2020 e 2021, durante a pandemia de covid-19, desenvolveu dois instrumentos de educação patrimonial: a Cartilha Recolorindo Memórias e as Dobraduras de Papel (miniaturas de edificações), para serem utilizadas na rede pública de ensino fundamental dos municípios.
E, em 2021, e especialmente 2022, realizou ações extensionistas no município de Bom Retiro do Sul. Para este ano, estão programadas atividades em comunidades da zona rural de Progresso, Cruzeiro do Sul e Doutor Ricardo.