A casa de Kdu dos Anjos, um artista de 32 anos que vive na comunidade Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte, Minas Gerais, foi recentemente premiada como a Casa do Ano por um dos principais sites de arquitetura do mundo, o Arch Daily. A edificação, que tem cerca de 70 m², foi construída em um terreno anguloso e realizada com a ajuda de diferentes profissionais, fornecedores e residentes do local.
Kdu nasceu e cresceu na Vila Cafezal, a maior favela de Belo Horizonte, e construiu sua casa com um terraço no segundo andar, que oferece uma vista deslumbrante das diferentes vilas da favela da Serra, que agora são vizinhas da Casa do Ano.
Com o objetivo de apresentar aos estudantes a iniciativa inovadora, que, agora, ganha destaque internacional, o curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Vale do Taquari - Univates realiza um evento com o coletivo Levante, que esteve por trás da conquista do prêmio. O evento acontece no dia 27 de março, a partir das 19h30min, no auditório do Prédio 11.
A atividade está sendo oferecida em comemoração dos 20 anos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade. As inscrições para participar da palestra podem ser feitas por meio deste link. O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade.
Para este evento as convidadas são as arquitetas Amanda Resende Castilho e Marina Vilela Barreira, do Coletivo Levante, que estarão presencialmente na Univates relatando suas experiências profissionais, bem como as com o projeto destacado. Além da palestra das arquitetas, estão previstas outras atividades ao longo da noite.
Duas décadas de atuação
O curso de Arquitetura e Urbanismo da Univates teve início no segundo semestre de 2003, tendo formado mais de 400 profissionais nos últimos 20 anos. Os diplomados têm grande inserção no campo de atuação da arquitetura na região dos Vales, bem como no Estado e em diferentes partes do Brasil.