A estudante Luciana Kich, 37, do curso de Pedagogia da Universidade do Vale do Taquari - Univates, para celebrar o Dia Internacional da Mulher, realizou um trabalho com estudantes da Escola Estadual de Educação Fundamental Carlos Fett Filho, da cidade de Lajeado. Por meio de uma provocação e de uma pesquisa histórica, a estudante de Pedagogia, já formada no Magistério, instigou os seus alunos a refletirem sobre a data.
O objetivo era mostrar aos alunos o porquê do Dia Internacional da Mulher ser considerado uma data comemorativa e ser um símbolo de conquistas entre as mulheres, detalha a docente. Por meio do planejamento de uma sequência didática, a estudante revela que houve um grande engajamento por parte dos seus alunos na atividade que realizou. Percebi que a maioria dos alunos faziam a associação de mulher com a figura da mãe, e não sabiam realmente a verdadeira história da comemoração do Dia da Mulher.
Quando ela apresentou os acontecimentos históricos para a turma, todos ficaram surpresos. No dia em que realizamos a pesquisa utilizando Chromebooks (em grupos), cada grupo ficou responsável por pesquisar sobre a vida e realizações importantes para a história do mundo feitas por duas mulheres diferentes. Os alunos também tiveram que desenhar as mulheres mais importantes para suas vidas.
Luciana também trabalhou a cópia do jornal que narra a notícia histórica de 8 de março de 1857 sobre o fato que é a gênese da instituição da data do Dia Internacional da Mulher. Após reunirmos e analisarmos todas as informações, montamos um mural interativo, que ficou exposto no corredor da escola, para que os outros alunos também pudessem ter acesso a esse material. A iniciativa foi destacada também em um publicação da 3ª Coordenadoria Regional de Educação - CRE do RS.
Sobre a influência da Universidade na realização de propostas diferenciadas com os seus estudantes, a futura pedagoga diz que a Univates caminha comigo diariamente, nas minhas ações profissionais e até mesmo como pessoa que se transforma a cada dia, com mais conhecimento e experiências. Levo na minha vida uma caminhada com a Univates e, a cada dia, desde que resolvi retomar minha graduação, percebo, principalmente por meio de docentes maravilhosos com quem posso contar sempre, que estou no caminho certo, que fiz a escolha certa, finaliza a estudante.