Os estudantes do 1º ano do Ensino Médio do Centro de Educação Básica Gustavo Adolfo (GA) visitaram, na terça-feira (7), o Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates), no componente curricular "Projeto de Vida", ministrado pelos professores Graziela Ely e Tiago Guerra. A experiência serviu de inspiração para os alunos que, além de conhecerem um pouco sobre o funcionamento do local, também visitaram a estrutura de laboratórios do parque.
Os estudantes ouviram sobre a história do parque e seu funcionamento e participaram, na prática, de uma experiência inovadora de perguntas e respostas através de leitura de QR Code. Também houve uma reflexão sobre os termos "invenção" e "inovação". As atividades foram conduzidas pelo gestor da Incubadora Tecnológica da Univates (Inovates), Michel Machado.
Segundo ele, são entre 80 e 100 empresas que têm ligação com o parque. Já foram "graduadas", ou seja, concluíram o processo no Tecnovates e atuam no mercado, outras 24 empresas. A fim de desafiar os estudantes a pensar na criação de novos negócios, Michel destacou as cinco áreas efervescentes para quem pensa em abrir uma startup: inteligência artificial / saúde e bem-estar / meio ambiente / indústria e automação / setor de alimentos.