A Universidade do Vale do Taquari - Univates está oferecendo certificações intermediárias para os estudantes dos cursos de graduação na área de Tecnologia da Informação (TI).
Essas certificações são concedidas aos estudantes antes da conclusão do curso, conforme forem progredindo na sua formação e completando os blocos de componentes curriculares necessários para cada certificação intermediária. A expectativa é de que as certificações dinamizem a formação dos estudantes.
Ao longo da noite João Alex Fritsch, da Interact, Sirlei Sulzbach e Junior Sulzbach, da STW, e Jamiel Spezia, da Solis, todas empresas de tecnologia atuantes no Vale do Taquari, participaram de um painel, conversando com os estudantes sobre o mercado de trabalho na TI na região.
Entendendo as certificações
Os primeiros certificados foram entregues no dia 28 de fevereiro para todos os alunos que cursaram com êxito as disciplinas que contemplam a primeira qualificação profissional. Nesta primeira etapa, foram entregues certificados a 18 estudantes. A concessão de certificações intermediárias é estendida aos estudantes dos cursos de Engenharia de Software e Engenharia da Computação que ingressaram nos currículos iniciados em 2022, que integram o novo formato de graduação da Univates, o Aula+.
Os currículos estão estruturados para ofertar formação prática e rápida já no primeiro ano do curso, abreviando o tempo de formação para ingresso no mercado de trabalho. As certificações intermediárias vão enriquecer o currículo dos estudantes e abrir oportunidades mais cedo, avalia o coordenador dos bacharelados, professor Mouriac Halen Diemer.
O estudante Arthur Knudssen Basso, de Venâncio Aires, matriculado no bacharelado em Engenharia de Software, opina que a certificação vai facilitar a busca de emprego. Querendo ou não, enquanto estamos na faculdade e nos candidatamos a uma vaga, tudo que podemos colocar no currículo é que somos estudantes de TI. Acredito que essa certificação vai nos ajudar nesse sentido, destaca ele, que indica que o certificado amplia a possibilidade de o estudante qualificar seu currículo durante a formação.
Para o estudante Victor Augusto Tramontina, de Guaporé, a certificação é o símbolo do conhecimento adquirido neste ano. Como as disciplinas foram com foco em programação, consegui a experiência necessária para ingressar no mercado de trabalho como programador mesmo estando apenas no primeiro ano do curso. Para ele, obter a certificação de formação ao longo do curso de bacharelado serve para indicar para as empresas que os estudantes seguindo as disciplinas e obtendo conhecimento. Considero o mais importante o conhecimento focado e bem organizado que o curso promoveu neste primeiro ano do currículo novo, complementa.
O mercado de trabalho na área da Tecnologia da Informação é um dos que mais emprega atualmente. No Vale do Taquari, há grande demanda por profissionais do ramo. A Univates, consciente da realidade local, oferece aos universitários dos cursos de Engenharia de Software e Engenharia da Computação opções para ingresso no mercado de trabalho de maneira antecipada, avalia Mouriac. Para ele, a entrega das primeiras certificações no dia 28 de fevereiro foi histórica para a Univates. Somos os primeiros cursos, quem sabe no futuro outras áreas se inspirem no que estamos fazendo.
Confira as certificações que serão entregues aos estudantes ao longo dos cursos:
ENGENHARIA DE SOFTWARE
Beginner Software Developer (640 horas)
Concedido aos estudantes do curso de Engenharia de Software ao terminarem um conjunto específico de componentes ofertados no primeiro ano do curso.
Beginner Web Software Developer (+400 horas)
Concedido aos estudantes do curso de Engenharia de Software ao terminarem um conjunto específico de componentes ofertados no segundo ano do curso.
Software Developer (+400 horas)
Concedido aos estudantes do curso de Engenharia de Software ao terminarem um conjunto específico de componentes ofertados no terceiro ano do curso.
ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO
Beginner Automation Developer (640 horas)
Concedido aos estudantes do curso de Engenharia da Computação ao terminarem um conjunto específico de componentes ofertados no primeiro ano do curso.
Beginner Automation and IT Infrastructure Analyst (+400 horas)
Concedido aos estudantes do curso de Engenharia da Computação ao terminarem um conjunto específico de componentes ofertados no segundo ano do curso.
Automation and Devops Analyst (+400 horas)
Concedido aos estudantes do curso de Engenharia da Computação ao terminarem um conjunto específico de componentes ofertados no terceiro ano do curso.