A ex-prefeita de Lajeado Carmen Regina Pereira Cardoso faleceu na última terça-feira, 28 de fevereiro, aos 79 anos. Ela deixa quatro filhos. Carmen Regina esteve à frente do Executivo Municipal de Lajeado em duas gestões: a primeira entre 2005 e 2008, tendo sido reeleita para um segundo mandato, entre 2009 e 2012.
A Universidade do Vale do Taquari - Univates se solidariza com a família, amigos e admiradores de Carmen Regina, que muito trabalhou pelo desenvolvimento de Lajeado e do Vale do Taquari enquanto política, atividade que ela realizou mesmo depois de ter deixado a vida pública. A trajetória de Carmen é marcada por muitas conquistas relacionadas à ocupação de espaços políticos por mulheres.
Nascida em 9 de novembro de 1943, na comunidade que é hoje o município de Cruzeiro do Sul, Carmen formou-se professora. Depois de atuar em escolas, foi vereadora do município por quatro mandatos, de 1989 a 2004, sendo a primeira mulher a ocupar o cargo. No Legislativo, também foi a primeira mulher a ocupar a presidência da Câmara de Vereadores. No pleito de 2004, foi eleita prefeita, a primeira mulher a ocupar o cargo, assumindo o mandato no início de 2005. Ela foi reeleita na eleição seguinte, e ficou novamente à frente do Executivo de 2009 a 2012. Carmen também foi diretora de escolas, secretária de Cultura e secretária de Educação de Lajeado. Em julho de 2022, foi agraciada com o título de Cidadã Lajeadense pela Câmara de Vereadores do município.
Entre os anos de 2001 e 2004, juntamente com mais dez lideranças do Vale do Taquari, foi integrante do Conselho de Administração da Fundação Univates. A eleição como prefeita de Lajeado em 2004 a impossibilitou de continuar integrando o grupo de Conselheiros da Fundação.
Manifestações de pesar permearam as redes sociais e veículos de comunicação do Vale do Taquari. Familiares, amigos e autoridades tornaram pública a tristeza pela partida da política.
Pelo falecimento, por meio do Decreto nº 11.236, de 28 de fevereiro de 2023, o Município de Lajeado decretou luto oficial de três dias. A Fundação Univates também decretou luto oficial de três dias em virtude das contribuições prestadas por Carmen Regina ao Conselho de Administração da Fundação Univates e ao Ensino Superior no Vale do Taquari.