Líderes comunitárias voltam às aulas do projeto Capacete Rosa, na Univates

Postado as 15/02/2023 10:55:47

Por Natalia Nissen

Na sala 503 do Prédio 11 da Universidade do Vale do Taquari - Univates, um grupo de mulheres recebe orientações da arquiteta e urbanista Angélica Silveira e de funcionários e estudantes extensionistas do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (Semeia-Emau) e do projeto de extensão Habitar Bem. A atividade é a primeira aula do ano do Projeto Capacete Rosa, promovido pela Associação Marinês de Lajeado e que tem como principal objetivo capacitar mulheres para atuarem no mercado de trabalho na área da construção civil.

Natalia Nissen

Além de contribuir com a profissionalização das mulheres, que também são lideranças comunitárias, o projeto oportuniza novas vivências e perspectivas para a comunidade em que elas estão inseridas. Por meio da parceria com a Universidade, o projeto tem onde realizar as aulas teóricas e práticas e ainda conta com o suporte das equipes extensionistas para preparar e realizar as aulas.

Na quinta-feira, 9, o projeto iniciou as atividades do ano com uma aula de revisão de conteúdos e de noções de interpretação de desenhos técnicos. Além dos temas relacionados à construção civil, as mulheres também tiveram aulas de reforço de português e de matemática.

Angélica Silveira coordena voluntariamente a capacitação e conta que o progresso no aprendizado das alunas é perceptível. Algumas delas já auxiliam seus companheiros, que trabalham na construção civil, ou realizam pequenos reparos em suas residências.

Natalia Nissen

Colocar o conhecimento em prática é uma realidade para Salete Vargas Grilli, que fala orgulhosa sobre as melhorias que fez em seu apartamento. “Eu gosto da parte de acabamentos e de pintura, de pensar no resultado de tudo. O desenho é algo mais difícil, mas é bom aprender e entender como funciona todo o processo de uma construção até ficar tudo bonito”, diz.

Para a estudante de Arquitetura e Urbanismo Taisa Grapegio da Silva, o voluntariado em projetos de extensão é uma experiência que todo acadêmico deveria ter em seu histórico universitário. "Nos tornamos mais humanos e preparados para a atuação profissional a partir das vivências das comunidades. Minha experiência foi muito divertida e desafiadora, pois dentro das atividades passei de aluna à professora, abordando conteúdos que aprendi no início da graduação. Relembrar os conteúdos e escolher a melhor forma de ensinar essas mulheres gerou uma grande satisfação pessoal e acadêmica", enfatiza.

Daqui a uma semana, o grupo volta à Universidade para iniciar as aulas práticas no Laboratório de Tecnologias da Construção – Latec. A formatura do curso está prevista para maio.

Reconhecimento

No final do ano passado, o projeto Capacete Rosa, da Associação Marinês, recebeu o prêmio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS) na categoria Movimentos Sociais/Pessoa Jurídica e o prêmio Destaque CAU/RS. As honrarias são concedidas a partir de indicações feitas por conselheiros do CAU e entidades parceiras.

A aula fora da sala: estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Univates atuam com projetos no bairro Santo Antônio, em Lajeado

Projeto Capacete Rosa encerra atividades do ano com aula de revisão na Univates

Parceria com projeto Capacete Rosa promove ponte entre Semeia Emau e projeto Habitar Bem com a comunidade do bairro Santo Antônio, de Lajeado

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram