Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Estudo investiga o uso de softwares de planejamento e controle da produção de empresas na região do Vale do Taquari

Postado as 03/02/2023 10:06:38

Por Lucas George Wendt

Tuane Eggers

As empresas buscam aumentar a produtividade por meio de tecnologias que deem suporte e que aperfeiçoem os processos produtivos ligados à programação, planejamento e controle das atividades produtivas utilizando-se de sistemas de informação. 

Buscando compreender como esse cenário se desenvolve no Vale do Taquari, a estudante Bruna Santin Isoton realizou uma pesquisa como Trabalho de Conclusão de Curso do bacharelado em Engenharia de Produção da Universidade do Vale do Taquari - Univates. 

A investigação teve como objetivo conhecer a aplicação de softwares utilizados para gestão de sistemas produtivos, como o gerenciamento de materiais, a gestão dos sistemas de produção e outras atividades relacionadas com o setor de Planejamento e Controle da Produção (PCP). O estudo, orientado pelo professor Manfred Costa, pode ser conferido na íntegra por meio deste link. 

Entendendo o estudo 

A estudante coletou seus dados de duas formas: por meio de uma análise bibliográfica e da aplicação de um questionário. A metodologia empregada foi a pesquisa qualiquantitativa, que buscou analisar trabalhos sobre os softwares mais utilizados publicados como pesquisa bibliográfica em Anais da Associação Brasileira de Engenharia de Produção (Abepro) e na literatura. Realizou-se também uma pesquisa exploratória, com levantamento de empresas para aplicação de um questionário, considerando uma amostragem de organizações que atendem aos pré-requisitos definidos durante o trabalho: porte, região e área de atuação. 

“Sempre gostei de temas relacionados à área de sistemas de informação, e acredito que a utilização de softwares nas empresas é um fator determinante para aumentar a eficiência nos processos, pois, diante da competitividade atual, os cargos de maior responsabilidade precisam de informações precisas em tempo real para tomar decisões com rapidez e assertividade, ao invés de ir em busca de informações”, conta ela. “Diante desse contexto, surgiu a ideia de compreender o cenário da região do Vale do Taquari a respeito da utilização dos softwares na área do PCP”. 

Para a estudante, a etapa mais complexa do trabalho foi o período de aplicação do questionário. “A coleta de dados gerou bastante ansiedade e nervosismo devido à necessidade de obter resultados para o andamento do estudo. Aproveito a oportunidade para agradecer a todas as pessoas que disponibilizaram seu tempo respondendo ao questionário, sem a ajuda de cada um eu não teria chegado até aqui, muito obrigada”, agradece ela. 

Resultados 

Foram considerados os dados de 50 empresas respondentes e observou-se, por meio do estudo, que a maioria das empresas que utilizam softwares são do ramo industrial. A pesquisa abrangeu 15 municípios do Vale do Taquari. Dentre os respondentes, 25 são do município de Lajeado (representando 50% das empresas), 10% de Arroio do Meio, 6% de Anta Gorda e Estrela e 4% de Ilópolis, Imigrante e Taquari. As demais cidades representam 2% cada.

A respeito da área de atuação, 60% dos respondentes representam a Indústria; a Prestação de Serviços conta com 26%; o Comércio, 6%; a Construção Civil apresenta 4%; o ramo imobiliário, 2% e, por fim, a Instituição Financeira, 2%. De posse dos resultados, é possível verificar que a região de Lajeado representa a maioria do setor industrial do Vale do Taquari, sendo 44% dos respondentes de Lajeado atuantes na indústria, 36% na prestação de serviços e os 20% restantes nos demais setores. 

Entre as empresas do Vale do Taquari que responderam o formulário, 30% são de pequeno porte, com no máximo dez funcionários, e 16% representam as empresas de pequeno a médio porte, tendo entre 11 e 50 funcionários. Além disso, as empresas com 51 a 200 funcionários correspondem a 22% dos respondentes e são consideradas de médio porte; 16% das empresas são de médio a grande porte, estando entre 201 e 500 funcionários, e, por fim, as empresas de grande porte representam 16% das respostas, com mais de 501 funcionários. 

Divulgação/Acervo pessoal

A estudante concluiu que a maioria das empresas está bem estruturada em relação ao uso de softwares, pois os sistemas utilizados estão disponíveis para os setores estratégicos. Dentre as empresas de grande porte, todas utilizam softwares específicos. Em relação à dificuldade de instalação dos softwares, as empresas de pequeno porte possuem menor dificuldade se comparadas com as de médio e grande porte, em função de necessitar de menos investimentos na estrutura de hardware e infraestrutura computacional, custos com as licenças de uso do software, de alterações nos processos e da quantidade de setores que são envolvidos na implementação”, destaca ela. 

 

“Tendo como base o estudo realizado, o software mais listado pelas empresas foram os sistemas da Totvs, com 11 menções, sendo utilizado em empresas de médio e grande porte. Na sequência, o sistema SAP foi apontado cinco vezes por empresas de pequeno, médio e grande porte”, explica Bruna. “Dentre as principais funções dos softwares, foram destaque o controle da produção e o gerenciamento de indicadores, o gerenciamento dos estoques de matéria-prima e de produtos acabados, o gerenciamento dos custos, o planejamento e controle da produção e o planejamento sobre a necessidade de adquirir materiais.”

Com relação aos benefícios, os três mais citados foram o aumento da produtividade, o melhor controle de estoque e a melhor distribuição das atividades dos funcionários.

O uso de softwares 

Em relação à utilização de softwares, verificou-se que 12% das empresas respondentes utilizam mais de um software, sendo um deles de uso específico e outro genérico. Dessa forma, 36% das empresas usam um software específico e 32% fazem uso de um software genérico. Destaca-se que 20% das empresas não utilizam softwares para a gestão dos sistemas produtivos, representando 10 respondentes, e todas são classificadas como de pequeno porte (entre 10 a 50 funcionários). Além disso, a grande maioria sinalizou que utiliza aplicativos e Pacote Office para gerenciar os processos internos.

No que se refere à classificação, foi considerado no estudo que os softwares específicos são desenvolvidos, preferencialmente, para uma área de atuação específica, ou seja, são aplicados em sistemas de produção singulares exclusivos para determinada área de atuação, como, por exemplo, para realizar o controle de produção de indústrias da construção civil ou área de alimentos. Em contrapartida, os softwares genéricos são sistemas que podem ser implementados em qualquer empresa, independente da área de atuação ou porte, e atuam de forma a atender diversas áreas da empresa ao mesmo tempo, como, por exemplo, os sistemas ERP, que integram as informações, gerenciam dados, recursos e processos.

Dentre as empresas respondentes que mencionaram que utilizam softwares para executar as suas tarefas na gestão dos sistemas produtivos, pode-se observar que 80% utilizam os sistemas de informação diariamente, representando 40 respondentes. Ademais, seis empresas responderam que usam os softwares eventualmente, representando 12% do total, e 8% os utilizam semanalmente, correspondendo a quatro respondentes. 

A respeito dos setores que mais utilizam os softwares, observou-se que a maioria das empresas está bem estruturada, pois os sistemas utilizados estão disponíveis para os setores que são estratégicos. Analisando-se as 50 empresas, a direção possui acesso ao software de gestão em 35 delas; logo após vem o setor financeiro, mencionado por 34 empresas; depois são mencionados os setores comercial, de produção (operacional), compras, PCP, contabilidade e recursos humanos. 

Destaca-se que, do total de 50 empresas que responderam o estudo, 10 não utilizam softwares de gestão da produção. Além disso, pôde-se verificar, por meio do estudo, que a maioria das empresas (36 das 50) não possui projetos em andamento para instalação de novos softwares, indicando que os investimentos em melhorias nos sistemas de informações são realizados somente em caso de necessidade.

“O estudo apresenta informações sobre a utilização dos softwares em algumas empresas da região, apresentando uma amostragem de como as empresas locais estão estruturadas sobre o assunto. Com isso, é possível refletir sobre como os processos estão organizados em cada empresa e as oportunidades de melhorias, inclusive, se for o caso, avaliar a implantação de um dos softwares mencionados no estudo ou aquele que vier a melhor atender a realidade da empresa”, ressalta a diplomada. 

“E, nesse sentido, as informações apresentadas no trabalho representam uma oportunidade de negócios para as empresas na área de TI com foco em desenvolvimento de softwares, podendo desenvolver soluções que abrangem empresas de pequeno e médio porte, seja na nossa região como também fora dela”. A jovem tem planos de seguir estudando e pensa em abordar esse tema na pós-graduação. 

“A Univates, por meio do curso de Engenharia de Produção, me possibilitou embasamento técnico para desenvolver a minha trajetória profissional. E, além dos estudos teóricos, as trocas de experiências com os professores e colegas, principalmente os que já atuavam profissionalmente na área, foram fundamentais para a evolução dos aprendizados”, finaliza a jovem. 

Logo ods