Com informações da Assessoria de Imprensa da ACI-E
Um encontro entre alunos, familiares, representantes de empresas, profissionais da Univates e equipe da Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E) marcou o início do Programa Jovem Aprendiz em Encantado. A Aula Inaugural realizada na terça-feira, dia 23, no Centro Empresarial ACI-E, serviu para apresentar a estrutura e a metodologia que serão utilizadas no curso de Operador de Sistemas de Computador.
O Programa tem o objetivo de oportunizar que empresas encantadenses e da região Alta do Vale do Taquari qualifiquem adolescentes e jovens aprendizes a fim de suprir as necessidades das organizações, sobretudo na área de Tecnologia da Informação (TI). A qualificação tem duração de dois anos e reúne alunos com idade entre 14 e 24 anos matriculados em escolas de Ensino Fundamental, Médio, Técnico ou Superior. As aulas presenciais serão realizadas no laboratório de informática da ACI-E.
A vice-presidente da Associação, Renata Galiotto, lembrou que a parceria entre a entidade e a Univates já trouxe excelentes resultados para a região, principalmente após a instalação do Polo EAD. São duas instituições muito envolvidas com o desenvolvimento regional, disse. Renata também pediu aos jovens para que aproveitem a oportunidade, pois o mercado de trabalho está atento e disposto a valorizar profissionais cada vez mais habilitados em TI.
A diretora do Centro de Educação Profissional (CEP) da Universidade do Vale do Taquari - Univates, professora Edi Fassini, ressaltou que a área de TI é uma das mais demandadas pelas empresas. Não há uma organização que não utilize sistemas computacionais nos seus processos e o jovem tem muita facilidade para aprender, comentou. Sabemos da responsabilidade que estamos assumindo, mas também temos certeza que vamos formar uma excelente turma.
Desde o ano passado, a ACI-E trabalha na captação de currículos para encaminhar às empresas, com o objetivo de auxiliar na contratação dos jovens. Atualmente nove organizações inscreveram jovens aprendizes no curso: Ciamed, Baldo, Capp Agência de Publicidade, Sicredi, Decibal, Divine, Hospital Beneficente Santa Terezinha, AERZ e Solar Sul.
Vou agarrar com as duas mãos
Arthur Capitanio de Bortoli, de 16 anos, é jovem aprendiz da empresa Baldo S/A e se mostrou entusiasmado com a oportunidade. Depois que recebi o convite e ouvi as instruções de como vai funcionar o curso, fiquei com muita vontade de fazer, disse. Sempre gostei muito de computação e tecnologia - era a área que buscava seguir para a minha vida. Vou agarrar com as duas mãos. A Baldo é uma das maiores empresas do país.
A mãe de Arthur, Rejane, acompanhou o filho na atividade de apresentação do Programa na ACI-E. Está sendo maravilhoso. Nem imaginava que ele poderia começar a trabalhar agora. A oportunidade dele chegou, basta saber se dedicar e ter muita força de vontade, acrescentou.
A empresária Débora Luiza Longhi, da AERZ Indústria Química, salientou que a procura de mão de obra em Encantado sempre foi um desafio para a empresa. Ficamos bastante esperançosos com esse Programa. Acredito que é uma parceria que vai gerar bons frutos para todos os envolvidos. Estamos à disposição para participar do processo e também para cumprir com nosso papel social como empresa de Encantado, destacou.