Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Venâncio-airense lança exposição fotográfica sobre drag queens em Portugal

Postado as 24/01/2023 10:03:18

Por Lucas George Wendt

Douglas Kist

O ex-estudante do curso de Fotografia Douglas Rodrigues Kist, de 25 anos, de Venâncio Aires, atualmente reside na cidade do Porto, em Portugal. O contato com o país se deu no intercâmbio realizado por ele enquanto era acadêmico do curso da Universidade do Vale do Taquari - Univates, em 2018. Recentemente, o venâncio-airense lançou a exposição “The Drags of Porto” em terras portuguesas. 

As fotografias foram tiradas por Kist para a conclusão do curso profissional de Fotografia, que ele realizou no Instituto Português de Fotografia do Porto. “Para a conclusão, desenvolvi um projeto fotográfico intitulado ‘The Drags of Porto’, com os objetivos principais de expor a arte Queer para o maior número possível de pessoas e possibilitar que os interessados possam conhecer artistas de toda a cidade do Porto”, explica.

Além disso, o fotógrafo ressalta que as imagens visam a mostrar a pluralidade das drag queens e drag kings. “As cores, maquiagens, figurinos e pinturas corporais refletem a criação e a personalidade das drags, que mostram características universais do mundo Queer aliadas ao individualismo e a características regionais em cada nova fotografia”, reflete. 

“Minha experiência na Univates foi muito importante para o meu desenvolvimento como profissional, pois foi o meu primeiro contato acadêmico com esse mundo. Foi na Univates que descobri minha paixão por fotografar em estúdio e aprendi como posicionar e manipular as luzes para os efeitos que desejava”, lembra o jovem, que agora segue carreira em outro país. 

Para o projeto, Kist fotografou dez drags queens e um drag king, todos residentes na cidade do Porto e com etnias e gêneros distintos. “Algumas dessas drags já eram minhas amigas, outras eu conhecia por frequentar os bares onde elas trabalham. Sempre que eu falei sobre meus objetivos com o trabalho, todas ficaram muito alegres e aceitaram participar”.

Douglas Kist

Projeto The Drags Of Porto, 2022

Drag Queens:

@allan_lynn_

@allyssa_della_fancy

@anny_dakash

@ashley.scarlatti

@_andreffm

@zoolikabitch

@dyannestar

@rbsrebebs

@hey_samantha0

@yra_top

Drag King:

@orlandothedragking

Divulgação/Acervo pessoal

Além da exposição, o venâncio-airense também publicou as imagens em seu Instagram, como uma forma de oportunizar que mais pessoas confiram a produção. O intuito é divulgar e fazer com que mais pessoas tenham acesso ao material. 

“Com esse projeto tive a honra de conhecer melhor esse mundo das drags, fazer novos amigos, enaltecer e mostrar a beleza de minhas modelos. Além disso, pelo sucesso do projeto e boa nota que obtive ao defender o trabalho final, consegui a oportunidade de realizar minha primeira exposição fotográfica”, celebra. 

Conforme Kist, a fotografia passou a fazer parte da sua vida com mais frequência a partir dos 15 anos. Para ele, o ato de fotografar é uma forma de eternizar momentos que não poderão ser vividos novamente. 

A exposição “The Drags of Porto” fica disponível até 14 de fevereiro. 

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods