Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Professores representam a Univates em evento internacional sobre agroecologia

Postado as 24/01/2023 09:39:44

Por Lucas George Wendt

Os professores Daniel Auler, Marlon Dalmoro, Julia Elisabete Barden, Carlos Cândido da Silva Cyrne e Fernanda Cristina Wiebusch Sindelar, do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGSAS) da Universidade do Vale do Taquari - Univates, representaram a Universidade na programação do IX Congresso Internacional de Agroecologia. 



O evento aconteceu na Universidade Pablo de Olavide, em Sevilha, na Espanha, organizado pelo Laboratório de História dos Agroecossistemas da Universidade Pablo de Olavide e pelo think tank Alimentta. As discussões do evento em 2023 estiveram em torno do tema “Cultivando sistemas alimentares locais de base agroecológica”. 

Representando o grupo, o professor Daniel Auler apresentou o trabalho “O papel da universidade como um ator na construção de mercados alimentares locais de base agroecológica”. “É muito importante demonstrar com pesquisa séria e aplicada o relevante papel que a Univates desempenha na região do Vale do Taquari. Mais significativo do que ter o caráter comunitário é a Universidade ser agente de transformação das diversas realidades da região, agindo no local e pensando no global”, destaca o docente. 

Presencialmente, a professora Luciana Turatti apresentou o trabalho "As Flores do Forqueta: histórias de resiliência de mulheres por meio do modo de vida agroecológico", de autoria dela e de Ana Christina Konrad. 

Ainda, o trabalho "La leche ecológica en Galicia barreras para la implantación de sistemas alimentarios locales de base agroecológica", desenvolvido em parceria entre a Univates e a Universidad Santigo de Compostella, foi apresentado virtualmente. A autoria da pesquisa é dos professores Carlos Cândido da Silva Cyrne; Ibán Vázquez-González; Júlia Elisabete Barden; Fernanda Sindelar; María do Mar Pérez Fra; Ana Isabel García Arias; e Marlon Dalmoro. 

A construção de sistemas alimentares locais de base agroecológica (Salbas) é um tema emergente nas pesquisas em sustentabilidade. “A maneira mais idônea de dar o salto de escala que recupera a crise do sistema alimentar é a expansão e consolidação das inúmeras experiências de alimentação alternativa surgidas nos últimos tempos, buscando desenvolver as sinergias entre elas”, defende o manifesto do evento. O Congresso buscou gerar um espaço de intercâmbio e debate coletivo para iluminar o avanço da transição agroecológica e, mais concretamente, dos Salbas. 

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods-2