O dia 17 de janeiro é uma data emblemática para o Vale do Taquari. Neste dia, há 54 anos, deu-se início ao Ensino Superior na região. Foi o primeiro passo para uma trajetória de transformação da comunidade por meio do ensino, da pesquisa e da extensão. Ao longo dessa história, mais de 25 mil profissionais foram formados pela Universidade do Vale do Taquari - Univates.
Enquanto instituição comunitária, a cada ano a Univates reforça seus laços com a comunidade para contribuir para o desenvolvimento sustentável das regiões em que está inserida e gerar e difundir o conhecimento com excelência.
A reitora, professora Evania Schneider, lembra que o papel da Univates vai muito além do que se entende por instituição de Ensino Superior. A Universidade tem como propósito ser a força que impulsiona novas oportunidades.
É uma instituição formada por pessoas que acreditam na educação como agente de transformação social e que entendem que o impacto das ações desenvolvidas ao longo desses 54 anos de Ensino Superior no Vale do Taquari é incalculável. Temos muito orgulho dessa história, das conquistas obtidas até aqui, e sabemos que está só começando, destaca.
Entre os destaques do último ano, Evania aponta o reconhecimento da Univates como a universidade mais sustentável do Sul do Brasil pelo segundo ano consecutivo, de acordo com o ranking Green Metric 2022, realizado pela Universidade da Indonésia, e o reconhecimento de cursos da Instituição entre os melhores do País, segundo avaliação do Ministério da Educação.