A Universidade do Vale do Taquari - Univates, por meio do Centro de Educação Profissional (CEP), oferece oportunidades de formação profissional para jovens ao mesmo tempo que estimula o exercício da prática profissional com o Programa Jovem Aprendiz. A iniciativa atende a empresas da região, seguindo a exigência do cumprimento de cotas estabelecidas pelo Ministério do Trabalho, por meio da oferta dos cursos de Assistente Administrativo e de Operador de Sistemas de Computadores, nas áreas de gestão e Tecnologia da Informação (TI), respectivamente.
Recentemente, o CEP foi credenciado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS) como entidade formadora para seus cooperados, com financiamento do curso. A diretora do CEP, professora Edi Fassini, explica que, agora, as cooperativas que desejam formar turmas específicas, com financiamento próprio, podem procurar a Univates para investir na qualificação de seus jovens aprendizes.
Além de poderem participar de cursos focados nas necessidades das cooperativas e na capacitação profissional dos jovens, os alunos também terão acesso aos recursos e à estrutura disponíveis na Univates. É uma grande oportunidade para as cooperativas formarem seus futuros colaboradores, reforça Edi.
Mais informações sobre o Jovem Aprendiz Univates podem ser obtidas pelo e-mail cep@univates.br, pelo telefone (51) 3714-7000, ramais 5024 e 5025, ou no site univates.br/jovemaprendiz.
Saiba mais
O Programa Jovem Aprendiz, ou Aprendiz Legal, estabelece que empresas de médio e grande porte são obrigadas a contratar jovens entre 14 e 24 anos como aprendizes. A porcentagem de aprendizes dentro das organizações varia entre 5% e 15%. O programa tem como objetivo a inclusão social de jovens no mercado de trabalho, visando ao desenvolvimento de competências teóricas e práticas que auxiliem na preparação para o mercado de trabalho.