Mais de 45 mil pessoas participaram das atividades do Museu de Ciências Univates em 2022

Postado as 16/01/2023 11:16:55

Por Natalia Nissen

O Museu de Ciências Univates (MCN/Univates) abriga laboratórios de pesquisa, coleções científicas e didáticas, sala de exposições aberta ao público e também realiza oficinas, consultorias, exposições itinerantes e outras atividades dentro e fora da Universidade do Vale do Taquari - Univates. Os objetivos são produzir e preservar o conhecimento científico sobre aspectos ambientais e históricos regionais e compartilhá-lo com o público interessado.

Em 2022, mais de 45 mil pessoas foram impactadas por ações realizadas pelo Museu, como visita à sala de exposições, palestras, eventos, empréstimo de coleções didáticas e mostras itinerantes.

Lucas George Wendt

Visitas à sala de exposições

A sala de exposições do MCN Univates abriga coleções e exposições sobre arqueologia, paleontologia, fauna e flora do Vale do Taquari e de outras regiões do Estado.

No ano passado, 4.111 pessoas visitaram o espaço, oriundas de 32 municípios e representando 78 escolas/instituições ou grupos. Em agosto, por exemplo, mais de 200 crianças de Colinas participaram de ações de educação científica na Universidade.

Feiras e eventos

O MCN participou de quatro feiras e 14.900 pessoas passaram pelo estande do Museu durante os eventos. Uma das participações foi na programação do Dia da Ciência, em Carlos Barbosa. Em outubro, 163 crianças participaram do piquenique alusivo ao Dia das Crianças. A ação ocorreu no gramado do Centro Cultural Univates.

Conhecimento ao alcance de todos

As coleções didáticas do MCN são repositórios de materiais arqueológicos, paleontológicos, botânicos (herbário), zoológicos e históricos, que validam as pesquisas científicas em diversas áreas do conhecimento. Além dessas coleções, o Museu também realiza o empréstimo de equipamentos, como binóculos, GPS, paquímetros e lupas de mão, para estudantes de graduação da Univates e para alunos e professores de instituições de Ensino Fundamental, Médio e Superior.

Lucas George Wendt

No ano passado, foram realizados 57 empréstimos e mais de 6,4 mil pessoas utilizaram o acervo didático do Museu. Em Pouso Novo, os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Picada Taquari utilizaram os equipamentos em atividade extraclasse, durante uma oficina oferecida pela Secretaria da Educação em parceria com o Departamento do Meio Ambiente da cidade.

Atualmente, o MCN conta com nove exposições itinerantes, que passaram por 11 instituições diferentes em oito municípios. Mais de 21 mil pessoas visitaram as exposições. Em junho, uma das exposições foi levada a Eldorado do Sul, na região Metropolitana de Porto Alegre. No segundo semestre, a exposição “Fauna nativa: um olhar regional” marcou presença na 13ª Feira do Conhecimento de Westfália.

Saiba mais

O Museu de Ciências Univates está aberto à visitação. O agendamento de visitas guiadas pode ser feito pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5505, pelo e-mail mcn@univates.br ou pessoalmente na Secretaria do MCN, localizada na sala 108 do Prédio 8 da Univates.

Para solicitar o empréstimo de itens, é necessário preencher o formulário on-line na página da Central de Empréstimos do Museu, no prazo de, no mínimo, dois dias úteis antes da retirada do material. A retirada dos equipamentos ou exemplares acontece na Secretaria do MCN.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods