Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Pesquisa

Estudo investiga relação entre acarofauna presente em campos de morangueiro orgânico e espécies de plantas daninhas no Sul do Brasil

Por Lucas George Wendt

Postado em 13/01/2023 13:56:46


Compartilhe

A presença de plantas daninhas nas margens das plantações de morango pode aumentar as populações de ácaros predadores de espécies de ácaros prejudiciais às plantações e servir como medida de apoio ao controle biológico conservacionista. 

Partindo dessas informações, uma pesquisa foi realizada com o objetivo de avaliar a composição da acarofauna associada a morangos e plantas herbáceas acompanhantes em um sistema de cultivo orgânico e de avaliar as possíveis relações entre ácaros fitófagos e predadores que ocorrem nesse sistema. 

Estudos desse tipo são importantes ferramentas para ampliar a compreensão que a ciência, neste caso a acarologia, tem sobre maneiras naturais de controlar populações de ácaros que se alimentam de plantas e, dessa forma, causam danos a cultivos como o do morango. 

Assinam a pesquisa Emily Silva Araujo, Alessandra Benatto, José Manuel Mirás-Avalos, Thais Rogoski, Suelen Ferreira Oelke, Matheus Schussler, Noeli Juarez Ferla, Suzana Aparecida de Carvalho e Maria Aparecida Cassilha Zawadneak. 

As instituições envolvidas são a Agência de Defesa Agropecuária - Adapar; a Universidade do Vale do Taquari - Univates, por meio do Laboratório de Acarologia; o Centro de Investigación y Tecnología Agroalimentaria de Aragón (Cita), da Espanha; e a  Universidade Federal do Paraná (UFPR). O estudo completo pode ser conferido neste link, publicado na revista Experimental and Applied Acarology

Tuane Eggers

Os resultados 

Folhas de morangueiro e plantas inteiras de ervas daninhas foram amostradas quinzenalmente no Paraná durante seis meses. No total, foram identificadas 23 espécies de plantas daninhas pertencentes a 10 famílias. Foram coletados 3.768 indivíduos de ácaros (de 15 famílias), 77% deles em morangos e 23% em plantas daninhas. 

A abundância de ácaros predadores nas plantas daninhas foi maior do que nos morangueiros. Nos morangos, a família de ácaros mais abundante foi Tetranychidae (84%) seguida de Phytoseiidae (11,6%). No total, foram identificadas 16 espécies de ácaros predadores da família Phytoseiidae, 13 delas ocorrendo em folíolos de morangueiro. Typholodromalus aripo, Neoseiulus californicus e Typhlodromips mangleae foram as espécies de ácaros mais abundantes nas folhas de morangueiro. 

Nas plantas daninhas, a maioria dos indivíduos eram ácaros predadores (59%), enquanto os ácaros fitófagos representaram 17,2%. A família mais abundante foi Phytoseiidae (36,4%). Nas plantas daninhas, o ácaro fitoseídeo T. aripo foi a espécie mais abundante, representando 34,7%. Além de ser encontrado em folíolos de morango, T. aripo foi associado a 15 espécies de plantas daninhas. 

Entre as plantas daninhas, Bidens pilosa apresentou os maiores valores do índice de Shannon (1,97), índice de Margalef (3,04) e índice de uniformidade de Pielou (0,95) - ferramentas que estabelecem padrões de diversidade biológica por meio de equações matemáticas.

Este estudo enfatiza a importância da existência de plantas daninhas como abrigo para ácaros benéficos no entorno de plantações de morangos, podendo contribuir para aumentar o controle biológico conservacionista.

O estudo demonstrou que as espécies de plantas daninhas presentes nas margens dos campos de morangueiro abrigavam principalmente ácaros benéficos, e provavelmente contribuíram para o equilíbrio das populações de T. urticae, principal ácaro-praga dessa cultura. 

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar