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Elise Bozzetto

Ensino de tecnologia em espaços não formais é tema de dissertação de mestrado do PPGECE

Postado as 10/01/2023 08:43:33

Por Lucas George Wendt

O uso da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) vem fomentando a emergência de novas técnicas, práticas ou processos de ensino, entre os quais pode ser lembrada a exploração de distintos softwares. 

 Para averiguar as possibilidades ou contribuições desse tipo de recurso, foi desenvolvida uma pesquisa na Universidade do Vale do Taquari - Univates, no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE), com  aproximações de estudo de caso, no contexto de uma indústria de bebidas. 

A pesquisa foi realizada por Rodrigo Petter e orientada pela professora doutora Márcia Jussara Hepp Rehfeldt. O pesquisador chegou ao tema devido a sua trajetória acadêmica, à aproximação com a docência e experiência profissional na área de TI.

O estudo 

“O estudo é importante pois, mesmo diante de um contexto de pandemia da covid-19, em um espaço não formal de ensino, com o uso e aplicação das TICs, houve uma aproximação entre a teoria e a prática, e conseguimos aprimorar o ensino de Redes de Computadores aos profissionais ou administradores da área de atuação”, explica Petter. 

A pesquisa tem cunho qualitativo e foi realizada com seis profissionais da área de Tecnologia da Informação, especificamente dos departamentos de Operação e de Atendimento da empresa de bebidas. O problema norteador deste estudo foi como o software Packet Tracer pode contribuir para o ensino de Redes de Computadores aos profissionais de TICs da indústria de bebidas. 

Elise Bozzetto

Para responder ao propósito da pesquisa, as atividades foram desenvolvidas e classificadas em oito encontros, desenvolvidos com os seguintes objetivos: explorar o uso do software Packet Tracer para o ensino de Redes de Computadores em um espaço não formal, aprimorar os conhecimentos prévios adquiridos em Redes de Computadores por meio do uso do software Packet Tracer e avaliar resultados obtidos com o ingresso do software Packet Tracer no ensino de Redes de Computadores em um espaço não formal. 

Todos os encontros foram realizados em uma sala virtualizada, com o uso do software Teams. Os instrumentos de coleta de dados utilizados neste trabalho foram o diário de campo, um questionário semiestruturado, fotos ou print de tela, vídeos ou gravações e atividades práticas realizadas no software Packet Tracer. 

Resultados  

Os resultados obtidos pelo pesquisador apontam que os profissionais apresentavam, inicialmente, alguns conhecimentos prévios, como aplicação de switches ou roteadores, de dispositivos (computadores, notebooks e impressoras), de cabeamento ou conexões para interligação de sub-redes, documentação ou anotações dos elementos e dispositivos utilizados nas atividades práticas de Redes de Computadores. 

Com o uso do software Packet Tracer conseguimos reduzir a complexidade de entendimento dos conceitos ou aplicação de elementos e dispositivos das Redes de Computadores; o software se monstrou aderente ao contexto atual das organizações, fomentando uma aproximação entre a teoria e a prática; o software proporcionou aos profissionais uma experiência próxima da real ou física.
Rodrigo Petter, pesquisador.

Ao longo dos encontros, no entanto, durante a execução das atividades práticas, foi possível identificar que alguns profissionais, apesar de já possuírem conhecimentos prévios, tiveram dificuldades em assimilar conceitos e funcionalidades mais avançadas dos elementos switches e roteadores. No decorrer da pesquisa, foi possível evidenciar também que, com o uso do software Packet Tracer e por meio de simulações ou repetições de projetos (projetos muito próximos da realidade), os profissionais conseguiram mitigar ou reduzir significativamente suas dificuldades. 

Por fim, ao comparar a evolução obtida no ensino de Redes de Computadores considerando a atividade prática realizada no primeiro encontro e a realizada no oitavo encontro, percebe-se que o resultado desta pesquisa foi satisfatório. 

Os progressos foram mais visíveis ao término da atividade prática do último encontro, quando os profissionais conseguiram desenvolver uma Rede de Computadores com segmentação de três Redes de Área Local Virtual (VLANs), de alta disponibilidade, e com dupla abordagem de comunicação entre as sub-redes da matriz/indústria e indústria.

“O Packet Tracer contribuiu para que os profissionais vivenciassem, por meio de simulações, atividades cotidianas de um administrador de Redes de Computadores e possibilitou disseminar ou assimilar, de forma virtualizada, conhecimentos sobre Redes de Computadores a todos os profissionais da equipe de TICs da organização”, conclui Petter. 

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