As condições das rodovias devem ser revisadas periodicamente, desde a sua geometria até sua manutenção e sinalização, com o objetivo de promover a segurança dos usuários, evitando com que seja necessária a realização de manobras bruscas.
Nesse contexto, o diplomado do curso de Engenharia Civil da Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lucas Mattei Filipi Chiela, propôs e realizou um estudo projetando uma interseção rodoviária em local onde não há plena segurança na realização de manobras. A proposta consistiu na elaboração de um projeto geométrico de interseção, que prioriza a segurança de um cruzamento localizado no km 115+290 da rodovia ERS-129, situado entre as cidades de Dois Lajeados e Guaporé.
O estudo procurou atender a uma demanda de tráfego futura de 10 anos, levando em consideração apenas o projeto geométrico, sem considerar projetos auxiliares, como terraplenagem, drenagem, sinalização, pavimentação e projetos estruturais de muros de contenção. A pesquisa foi orientada pela professora Carolina Becker Pôrto Fransozi. O estudo completo pode ser conferido por meio deste link.
A ideia para o estudo veio do passado. Para embasar minha proposta de TCC, me recordei de uma ideia que meu avô teve. Ele gostaria de facilitar o tráfego dos veículos no local onde ele morava. Partindo dessa ideia, esse foi o objeto de estudo, com a intenção de melhorar a segurança da trafegabilidade do local com a inserção de uma interseção rodoviária.
Entendendo a pesquisa
Foram realizadas contagens volumétricas do fluxo de tráfego que circula no local, recolhidos dados referente à topografia e remanejo de acessos privados e, posteriormente, apresentada uma remodelação do respectivo trecho por meio de um projeto geométrico de interseção utilizando o modelo da rótula tipo cheia, mesclada com o acesso aos ramos deslocados.
Condições próprias do local representaram o maior desafio ao estudante. Certamente a parte mais complexa do estudo foi encontrar uma interseção que se encaixasse na topografia do local e, ao mesmo tempo, fornecesse segurança e condições hábeis de tráfego aos veículos que ali transitam.
Comparando a situação atual com o projeto de interseção, a proposta de alteração geométrica pode promover melhorias no local de estudo, principalmente na segurança dos usuários que fazem conversões à esquerda e retornos, além da redução do tempo de espera na realização das manobras.
O local, que hoje conta com cinco acessos, seja de estradas vicinais ou entradas particulares, indica que uma melhoria para circulação é necessária, fazendo o uso de um dos elementos que a engenharia de tráfego proporciona, uma interseção, que possibilite a todas as localidades do entorno acessarem a RS, baseando-se nos manuais de infraestrutura de transportes para a elaboração da mesma.
Quando encaminhei o Trabalho de Conclusão à Biblioteca da Univates, deixei em aberto a opção de seguir com este estudo, caso a Empresa Gaúcha de Rodovias - EGR, que faz a manutenção do trecho, opte por utilizar as informações levantadas por mim para intervir no local, conta Chiela.