Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Processo Seletivo

Univates seleciona novos bolsistas para projetos de pesquisa

Por Natalia Nissen

Postado em 06/01/2023 13:58:36


Compartilhe

A Universidade do Vale do Taquari - Univates, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, abriu três processos seletivos para bolsistas de Desenvolvimento Tecnológico e Industrial - DTI, níveis 1, 2 e 3, em conformidade com o Programa Techfuturo, da Secretaria de Inovação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Sul. 

Os processos seletivos terão duas etapas, sendo a primeira a análise e a seleção de currículos e a segunda entrevista por videoconferência. Os resultados serão divulgados na página univates.br/editais conforme o cronograma de cada edital.

Os editais dos três processos seletivos podem ser acessados na página univates.br/editais. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail pesquisa@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5614.

Conheça os projetos de pesquisa

- “Bioprodutos para o controle biológico de ácaros hematófagos na cadeia avícola gaúcha”

O projeto de pesquisa “Bioprodutos para o controle biológico de ácaros hematófagos na cadeia avícola gaúcha” é coordenado pelo professor Noeli Juarez Ferla. Tem como objetivo implementar um modelo de produção em escala comercial de ácaros predadores como agentes biológicos a serem empregados no controle de populações de ácaros hematófagos da cadeia avícola gaúcha.

A bolsa nível DTI 1 é destinada a profissionais com titulação de doutor, na área de Ciências da Vida.

As inscrições devem ser feitas até o dia 10 de janeiro de 2023, no link univates.br/sistemas/inscricoes/processo-6524. As entrevistas irão ocorrer nos dias 16 e 17 de janeiro e a divulgação do resultado será realizada até o dia 23 de janeiro. A bolsa terá duração de 36 meses, a partir de 1º de fevereiro de 2023.

Natália Bottoni

- “Diagnóstico de patógenos e controle de ácaros ectoparasitos na avicultura”

O projeto de pesquisa “Diagnóstico de patógenos e controle de ácaros ectoparasitos na avicultura” é coordenado pelo professor Guilherme Liberato da Silva. Tem como objetivos diagnosticar os microrganismos patogênicos presentes no ácaro Dermanyssus gallinae e avaliar, por meio do uso de biomoléculas, estratégias de controle desse ectoparasito.

Para este projeto serão selecionados dois bolsistas da categoria DTI 2 e um da categoria DTI 3. As duas bolsas nível 2 são destinadas a profissionais com mestrado em áreas ligadas às Ciências Ambientais, Ciências Biológicas, Agrárias, Veterinárias, Ciências da Saúde ou Interdisciplinar. O bolsista da categoria DTI 3 deverá ter graduação em Ciências Biológicas, Farmácia, Biomedicina ou Veterinária.

As inscrições devem ser realizadas no link univates.br/sistemas/inscricoes/processo-6580 até o dia 3 de fevereiro de 2023. As entrevistas serão realizadas entre os dias 13 e 17 de fevereiro. As bolsas terão duração de 36 meses, a partir de 1º de março de 2023.

“Biovales - Centro de Análises de Compostos Bioativos dos Vales”

O projeto de pesquisa “Biovales - Centro de Análises de Compostos Bioativos dos Vales” é coordenado pela professora Lucélia Hoehne. Tem como objetivo desenvolver metodologias de quantificação de compostos bioativos em plantas e algas verdes cultivadas na região dos Vales, usando a espectroscopia de infravermelho com transformada de Fourier (IR-FTIR), para posterior análise destes em plantas cultivadas por empresas e demais agricultores, sendo disponível para a comunidade.

Serão selecionados um bolsista DTI nível 1 e um bolsista DTI nível 2. O bolsista DTI 1 deve ter doutorado em áreas ligadas à Química, Biotecnologia, Ciências Ambientais e Ciências Biológicas ou em áreas afins. O bolsista da categoria DTI 2 deve ter mestrado em Química e Biotecnologia ou em áreas afins.

As inscrições devem ser realizadas no link univates.br/sistemas/inscricoes/processo-6601 até o dia 3 de fevereiro de 2023. As entrevistas serão realizadas entre os dias 13 e 17 de fevereiro.As bolsas terão duração de 24 meses, a partir de 1º de março de 2023.

Requisitos necessários

Para participar das seleções, o candidato deverá atender aos requisitos previstos no Regulamento de Bolsa de Desenvolvimento Tecnológico e Industrial ‒ DTI da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapergs):

- ser brasileiro ou estrangeiro com visto permanente no Brasil;
- ser residente e domiciliado no Estado do Rio Grande do Sul durante a vigência da bolsa;
- ter currículo atualizado na Plataforma Lattes/Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico ‒ CNPq;
- não ser beneficiário de outra bolsa de qualquer natureza;
- não possuir vínculo empregatício de qualquer natureza;
- não ter vínculo de parentesco em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, com a coordenadora do projeto;
- ter perfil adequado à atividade a ser desenvolvida e qualificação avaliada por meio das informações descritas no currículo Lattes/CNPq do candidato à bolsa;
- ter disponibilidade para cumprir a carga horária semanal de 40 (quarenta) horas.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar