Uma diplomada do curso de Design da Universidade do Vale do Taquari - Univates desenvolveu uma interface para um plataforma de prevenção aos Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dort) como Trabalho de Conclusão de Curso.
Deise Tatiane Grasel, de Venâncio Aires, elaborou o projeto da interface para a plataforma Colabore Ginástica Laboral, com a finalidade de auxiliar a evitar o surgimento da doença ocupacional Dort em pessoas que trabalham sentadas em frente ao computador. Lesão por esforço repetitivo (Ler) e Dort são as doenças ocupacionais que mais acometem os trabalhadores no Brasil.
A ideia surgiu a partir de uma necessidade pessoal. Além de mim, percebi que os meus colegas do escritório também sentiam incômodos e fadiga por ficarem sentados na mesma posição por muito tempo ao longo do dia, conta Deise.
Para entender o trabalho
Partindo de uma pesquisa bibliográfica detalhada com o objetivo de entender os benefícios que traz a ginástica laboral para os funcionários de empresas e de como a implantação dela contribui para evitar que os colaboradores adquiram Dort, a estudante associou o tema ao Design. A pesquisa foi orientada pela professora Raquel Barcelos de Souza.
O trabalho de Deise abordou o design de interfaces e a experiência do usuário. Como uma das etapas de pesquisa de fundamentação, foi aplicado também um questionário a profissionais da Educação Física e da Fisioterapia, com o intuito de coletar informações que pudessem ser aplicadas na interface.
A plataforma Colabore, se usada nos escritórios, pode ajudar a evitar o surgimento das doenças ocupacionais nos colaboradores, principalmente a Dort, que é relacionada às atividades repetitivas, e também minimizar a fadiga e reduzir a intensidade de dor e cansaço, explica a diplomada.
Após ter coletado os dados, a jovem definiu a metodologia projetual baseada no método dividido em cinco etapas, sendo elas: estratégia, escopo, estrutura, esqueleto e superfície. Essas etapas foram desenvolvidas ao longo de dois semestres acadêmicos, de forma que, no primeiro semestre, foram realizadas as etapas de estratégia e dado início ao escopo do projeto.
No segundo semestre foi realizado o desenvolvimento das etapas de estrutura, esqueleto e superfície, que resultaram na criação das telas finais para a plataforma Colabore Ginástica Laboral.
A diplomada conclui que o design é uma área de conhecimento multidisciplinar. Desenvolver um produto requer aprofundar os conhecimentos que envolvem conceitos e bases técnicas diversas e que vão atender uma demanda específica, ou seja, é ser responsável por projetos que atendam às necessidades da sociedade.
A profissional admite que não descarta a possibilidade de desenvolver efetivamente o produto que foi, até o momento, prototipado para o TCC. Não descarto futuramente colocar em prática a criação da plataforma digital, com a parceria de outros profissionais que são essenciais para que a plataforma funcione corretamente, como os programadores, os professores de educação física e os fisioterapeutas.