O Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari - Tecnovates foi, recentemente, destacado como o Ambiente de Inovação mais lembrado do Vale do Taquari em uma consulta pública realizada pelo Grupo A Hora e anunciada como TOP 100.
No ecossistema de tecnologia, empreendedorismo e inovação do Vale do Taquari, que se confirma com a existência do Tecnovates, estão reunidas mais de 100 empresas, dentre aquelas que já tiveram vínculo e as atuais 81 empresas vinculadas. Um conjunto de cerca de 500 pessoas está ligado diretamente ao Parque ou às empresas relacionadas.
O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Univates, professor Carlos Cândido da Silva Cyrne, entende que o Tecnovates tem como uma de suas finalidades buscar a sinergia entre as atividades realizadas pelos pesquisadores da Univates.
Como foi realizada a pesquisa?
A pesquisa foi realizada pela empresa Macrovisão e os questionários foram aplicados para mais de 400 formadores de opinião. Conforme o Grupo A Hora, a pesquisa abrange cidades das microrregiões de Arroio do Meio, Encantado, Estrela, Lajeado, Taquari e Teutônia.
A premiação é meritória, sem cobrança pelo reconhecimento. O estudo detalhado das marcas mais lembradas foi apresentado ao público na revista Valores, lançada durante a Expovale+Construmóbil, em novembro de 2022.
Saiba mais sobre o Tecnovates
O Parque oferece a pessoas e empresas nacionais e internacionais estrutura para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), principalmente nas áreas de tecnologia de alimentos, tecnologias ambientais e energéticas e tecnologias em saúde e bem-estar, tendo como suporte as tecnologias da informação e da indústria criativa.
O Tecnovates tem quatro focos de atuação:
- residência de negócios que querem fazer parte do ambiente de inovação;
- associação externa de empresas, para aqueles que pretendem compartilhar experiências e conviver com o ambiente de inovação;
- incubação de negócios, para aqueles que desejam levar adiante suas ideias e consolidar negócios inovadores; e
- projetos de pesquisa e desenvolvimento e serviços tecnológicos, para parceiros que querem avançar em soluções para seus problemas tecnológicos ou desenvolver novos produtos, serviços, metodologias ou processos inovadores.
Ensino no Tecnovates
O Tecnovates é um dos espaços que presta suporte às atividades de ensino na Universidade, sendo acessado por estudantes dos cursos de graduação e técnicos de diferentes áreas. Disciplinas de diferentes cursos, como Administração Financeira II, Economia Industrial e Projeto Audiofônico e Audiovisual de Comunicação, acontecem vinculadas ao Parque, atraindo estudantes, professores e empresas parceiras para atividades em conjunto. Iniciativas como a Clínica Jurídica e os Desafios Aula+ também promovem a interação dos estudantes com o Parque.
Histórico do Tecnovates
A história do desenvolvimento tecnológico e, por consequência, do Parque Científico e Tecnológico inicia no ano de 1993, quando foi criado o Polo de Modernização Tecnológica do Vale do Taquari PMT/VT, por meio de um programa da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
A Inovates - Incubadora Tecnológica da Univates foi instituída em dezembro de 2003, como um órgão ligado à Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional, com o apoio da Prefeitura Municipal de Lajeado. Tem como alvo empreendimentos de produção e prestação de serviços que se caracterizam pelo conteúdo tecnológico e pela inovação de seus processos e resultados. O PMT/VT deu origem, em 2004, ao Unianálises.
Atualmente os laboratórios não mantêm vínculo direto com o Parque, no entanto seguem contribuindo para a qualificação da produção de alimentos e fármacos e para a redução do impacto ambiental no Vale do Taquari e, mais recentemente, em Nova Mutum/MT. Em 2014 foram inauguradas as novas estruturas físicas do Tecnovates, com aproximadamente 5.200 m² de área construída entre área predial e laboratorial, em um terreno de cinco hectares, agregando empresas residentes e incubadas.
O Tecnovates faz parte da rede de parques cadastrados no Programa Gaúcho de Parques Tecnológicos (PGTEC) e associado à Rede Gaúcha de Incubadoras de Empresas e Parques Tecnológicos (Reginp). Em 2016 o Tecnovates passou a ser associado da International Association of Science Parks and Areas of Innovation (IASP), associação internacional de parques científicos e área de inovação.