Os periódicos científicos são espaços reservados à comunicação científica. É por meio deles que os estudos são divulgados e os conhecimentos técnicos, acadêmicos e científicos são postos à disposição da sociedade. Assim como os eventos científicos, são espaços formais de apreciação e crítica do trabalho de pesquisadores ‒ o que permite à ciência evoluir por meio da construção colaborativa do conhecimento, que só é possível se as informações científicas circularem.
As revistas Estudo & Debate e Signos são dois periódicos da Universidade do Vale do Taquari - Univates e divulgam a produção científica, publicando trimestralmente estudos em áreas diversas. Ambas as revistas estão com números novos disponíveis. Confira aqui os estudos novos publicados em Estudo & Debate e aqui os estudos divulgados no periódico científico Signos.
Estudo & Debate
DEFENSORIA PÚBLICA DO CEARÁ: REFLEXÕES SOBRE A EFETIVIDADE NA GARANTIA DE DIREITOS AOS HIPOSSUFICIENTES E VULNERÁVEIS
Jackson Guedes; Andersson Belém Alexandre Ferreira
AS MULHERES E SUA ATUAÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO: UM ESTUDO NO VALE DO TAQUARI-RS
Luana Brandão; Lucimara Fiorese
COSTS OF SOIL PREPARATION AND SUGARCANE PLANTING SYSTEMS: DIFFERENCES BETWEEN INDEPENDENT SUPPLIERS AND SUGAR MILLS
Fernando Rodrigues de Amorim; Marco Tulio Ospina Patino
UMA ANÁLISE SOBRE O DESENVOLVIMENTO SOCIAL NOS MUNICÍPIOS DO AGRESTE MERIDIONAL DE PERNAMBUCO DE 2000 A 2018: EFEITOS SOCIAIS DA IMPLANTAÇÃO DA UFAPE
Flávia Almeida Costa Gewehr; Marcos Roberto Gois de Oliveira; Maria Fernanda Gatto
PERSPECTIVAS NA PRODUÇÃO E NO APROVEITAMENTO ENERGÉTICO DO BIOGÁS DE ATERROS SANITÁRIOS
Francisco das Chagas de Sousa
DEPENDÊNCIA ESPACIAL NO COMPORTAMENTO DE PREÇOS NA REVENDA DE ETANOL E DE GASOLINA NA CIDADE DE SOROCABA-SP
Ana Carolina Martins Alves; Mariusa Momenti Pitelli; Adelson Martins Figueiredo; Suelene Mascarini
QUAL O IMPACTO DAS INOVAÇÕES SOBRE O CRESCIMENTO ECONÔMICO? UMA ANÁLISE COM A METODOLOGIA PVAR PARA OS PAÍSES DA OCDE NO PERÍODO DE 1985 A 2017
Jose Alderir Silva; Igor Ezio Maciel Silva
COMPORTAMENTO DO SETOR DE BENS DE CAPITAL: EVIDÊNCIAS A PARTIR DE MODELOS AUTOREGRESSIVOS NO PERÍODO DE 2002 A 2020
Ricardo Pires Gilli; Helberte João França Almeida; Rafael Jasper Feltrin
ANÁLISE DA PRESENÇA DIGITAL DAS INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS NORDESTINAS NAS REDES SOCIAIS ON-LINE
André Almeida Silva; Gabriel Francisco da Silva
IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE CUSTOS NO SETOR PÚBLICO: PERCEPÇÃO DOS CONTADORES PÚBLICOS DO ESTADO DE RONDÔNIA
Ademilsom Marques da Silva; Ronaldo Leão de Miranda
Signos
HISTÓRIA DA CIÊNCIA E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Mônica Dias de Souza Almeida; Tamara Cassol Spagnolo Cansan; Eniz Conceição Oliveira
APRENDIZAGEM BASEADA EM JOGOS DIGITAIS RPG NO ENSINO SUPERIOR: REFLEXÕES SOBRE O JOGO AS ORIGENS
Douglas Carvalho de Amorim; Cleide Jane de Sá Araújo Costa
ENUNCIADOS DE ESTUDANTES EM SALA DE AULA: PERSPECTIVAS PARA UMA LINGUAGEM DE NÃO VIOLÊNCIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Isaque Nilson da Silva; João Batista Siqueira Harres
CONCEPÇÕES DE ENSINO DE ESCRITA ACADÊMICA EM CURSOS DE GRADUAÇÃO NA UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI
Maristela Juchum; Garine Andrea Keller; Juliana Thiesen Fuchs; Daniela Fernanda Prospero
UMA ANÁLISE DA SAÚDE MENTAL DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE DO OESTE CATARINENSE
Amanda Maria Alba; Aline Martinelli Piccinini; Marcia Regina da Silva; Tahiana Lorenzet Zorzi
APROXIMAÇÕES ENTRE BASES NEUROBIOLÓGICAS DA MEMÓRIA HUMANA E PRESSUPOSTOS DA METODOLOGIA DIALÉTICA
Cleci Teresinha Werner da Rosa; Estela Mari Santos Simões da Silva; Caroline Maria Ghiggi
ANÁLISIS DEL INCREMENTO DE FEMINICIDIOS EN LA CIUDAD DE BOGOTÁ ENTRE 2018-2020 EN EL MARCO DE CONVIVENCIA Y SEGURIDAD CIUDADANA
Ernesto Fajardo Pascagaza; Daniela Smith Rodríguez Rojas; Gabriel Eduardo Guerrero Nieto
INSTRUMENTALIZAÇÃO MATEMÁTICA: USO DA RÉGUA, DO COMPASSO, DO ESQUADRO E DO TRANSFERIDOR NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Flaviane Predebon Titon; Deise Nivia Reisdoefer Pereira; Lisiane May
MEMES, TELENOVELA E MEDIAÇÕES: A PRODUÇÃO DE NOVOS SENTIDOS DA NARRATIVA FICCIONAL
Lucas Pires de Oliveira
CIÊNCIA AUDIOVISUAL NA REDE: UM CASO DE APROPRIAÇÃO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PELO CANAL CIÊNCIA TODO DIA NO YOUTUBE
Macri Elaine Colombo; Ulysses Nascimento Varela; Fabrise Oliveira Müller
A AUTOAVALIAÇÃO DOCENTE NO PPGE: DESAFIOS, CAMINHOS, REFLEXÕES E AÇÕES
Diana Maria Leite Lopes Saldanha; Francisco Reginaldo Linhares; Nathalia Maria de Sousa Feitosa; Francisca Ticiany Barbosa Lopes de Oliveira
INOVAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE METODOLOGIAS ATIVAS
Geane Elise Boesing; Paulo Tadeu Campos Lopes
Saiba mais
A Univates publica três revistas científicas, que recebem e divulgam a produção acadêmica de estudantes, professores e pesquisadores, tanto da Universidade quanto de outras instituições de ensino e pesquisa. São os periódicos Estudo & Debate, Signos e Destaques Acadêmicos. O periódico Caderno Pedagógico encerrou suas atividades em 2017, 20 anos após o primeiro volume ter sido divulgado, em 1997.
Em 2017 uma nova forma de mensuração dos acessos às publicações foi implementada. Desde então, as publicações da Univates já somam mais de 1,2 milhão de visualizações de páginas. É uma média de quase 900 visualizações de páginas por dia, ininterruptamente, nos últimos quatro anos. Os acessos são oriundos de diversos países do mundo, em especial daqueles falantes de português.
Conhecimento em rede
As revistas da Universidade estão indexadas, ou seja, são reconhecidas e apresentadas, em diversas bases de dados, o que garante que os trabalhos publicados possam ser visualizados por usuários da internet que procuram por conteúdo científico em buscadores, como, por exemplo, o Google Acadêmico, os Sumários de Revistas Brasileiras (Sumários.org) e o Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto (Oasisbr).
Publicação on-line
Os últimos exemplares físicos das revistas foram disponibilizados em 2009. As publicações utilizam, desde 2010, o Open Journal System (OJS), sistema que permite o gerenciamento da submissão do material científico para publicação, do envio do material à divulgação dos estudos.
É um fundamento da ciência que os estudos sejam avaliados por outros cientistas, como uma forma de validar o conhecimento criado. É o que se conhece como avaliação por pares. Essa avaliação e revisão dos estudos, para garantir a imparcialidade, devem ser feitas sem que os avaliadores conheçam os responsáveis pelas pesquisas e os responsáveis, por sua vez, também não reconheçam os avaliadores.
Sistemas com o OJS permitem que os pares revisem o material científico sem conhecer detalhes adicionais, como os autores, apenas tendo acesso ao texto do estudo. Depois de avaliar, podem ser solicitados ajustes e explicações ‒ e todo o processo continua sem que os pesquisadores saibam por quem estão sendo avaliados.