O Projeto Capacete Rosa, promovido em Lajeado pela Associação Marinês, tem como objetivo a capacitação de mulheres para o mercado de trabalho voltado à construção civil. Em parceria com a Universidade do Vale do Taquari - Univates, por meio do projeto de extensão Habitar Bem e do Semeia: Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (Emau), a iniciativa abre oportunidade para o contato das participantes com a instituição de ensino.
A parceria se estabeleceu em outubro de 2022 e, desde então, o Emau e o Habitar Bem vêm desenvolvendo atividades com o grupo. As aulas iniciais do projeto ocorreram no salão de festas do residencial Novo Tempo I, nas quais os funcionários da Univates e extensionistas atuaram como monitores. Com o intuito de auxiliar no envolvimento com a comunidade e no desenvolvimento pessoal, algumas alunas do projeto, voluntárias da Associação Marinês e funcionárias do Emau participaram do curso de Facilitadores da Paz, promovido pelo Pacto Lajeado pela Paz.
A partir da parceria, foi dado um passo significativo na aproximação entre o meio acadêmico e a comunidade. O vínculo criado entre as participantes da comunidade e os voluntários possibilitou a realização de ações voltadas à curricularização da extensão universitária, permitindo a inserção dos estudantes e promovendo o contato direto com a população, para que possam compreender as demandas reais e propor soluções práticas e funcionais, levando em consideração a realidade local.
Durante uma das aulas do projeto, os estudantes da disciplina de Atelier Integrado V do curso de Arquitetura e Urbanismo da Univates puderam apresentar os trabalhos desenvolvidos para as moradoras que participam do Projeto Capacete Rosa e que são moradoras do Residencial Novo Tempo I, uma edificação que se enquadra em Habitação de Interesse Social, sendo esta a temática proposta pela disciplina.
Ao apresentar os seus trabalhos produzidos, os alunos puderam expor suas ideias por meio do projeto arquitetônico proposto ao longo do semestre e ter um retorno efetivo sobre a funcionalidade da habitação para a comunidade foco. Com isso, oportunizou-se um espaço de escuta para a comunidade, que expôs suas opiniões, levando em consideração algumas situações reais, e estabelecendo um diálogo de reflexão baseado nos trabalhos apresentados.
Confira algumas das atividades desenvolvidas nessa parceria:
Encerramento das atividades de 2022 com revisão na sala de aula da Univates
Data: 08/12/12
Envolvidos: Semeia Emau (Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo), Projeto de Extensão Habitar Bem, Projeto de Extensão Alfabeletrando, Projeto Capacete Rosa (Associação Marinês).
No dia 8 de dezembro aconteceu a primeira aula na Univates, na qual se realizou a revisão de conteúdos abordados até o momento no curso de capacitação, encerrando assim as aulas deste ano. Na ocasião foram revistos conteúdos de matemática e nomenclaturas relacionadas à construção civil, até então realizadas no Salão de Eventos do Residencial Novo Tempo I, além de leitura de projetos e técnicas de medição.
A atividade foi organizada e ministrada pela coordenadora do projeto, arquiteta Angélica Silveira, em parceria com o Semeia Emau e o Projeto de Extensão Habitar Bem, que auxiliaram na preparação das aulas e no esclarecimento das dúvidas das alunas em sala de aula. Para conferir mais sobre essa ação, acesse aqui.
Festa de Natal para crianças do Residencial Novo Tempo I
Data: 17/12/12
Envolvidos: Semeia Emau, Projeto de Extensão Habitar Bem e Projeto Capacete Rosa.
Aconteceu, no dia 17 de dezembro, a Festa de Natal para as crianças do Residencial Novo Tempo I. A ação foi idealizada pela líder comunitária Diulien Pereira, uma das participantes do Projeto Capacete Rosa. O apoio ao evento de Natal se deu por meio da divulgação da campanha Um Natal Feliz, que contemplou a arrecadação de brinquedos usados em bom estado ou novos para doação às crianças. Para o recolhimento, foram distribuídas caixas nos Prédios 1, 9, 11 e Biblioteca da universidade.
Além disso, os envolvidos buscaram apoio em grupos de alunos, professores e técnico-administrativos, por meio da arrecadação de valores doados à líder comunitária, com o objetivo de custear a compra de picolés, refrigerantes, mantimentos para produção de cachorro-quente e pastéis, além do aluguel de brinquedos infláveis para as crianças se divertirem durante o dia. Ao final da campanha, que aconteceu entre os dias 8 a 15 de dezembro na Universidade, foram arrecadados 250 brinquedos para idades variadas de 0 a 12 anos.
No evento estiveram presentes aproximadamente 300 crianças residentes do conjunto habitacional e das imediações da comunidade. Na festa também participou o Rotary Club de Lajeado, que contribuiu com a doação de quebra-cabeças a todas as crianças presentes.
Importância para a comunidade
A participante do projeto Capacete Rosa Daniele Batista Martins acredita que é importante a inserção de mulheres na construção civil. Fazer parte deste projeto, que conta com a ajuda do Semeia Emau e do Habitar Bem da Univates, é muito gratificante. Essa ação faz diferença na vida de muitas pessoas, tanto daqui de Lajeado quanto da região. Só tenho a agradecer pela parceria que irá contribuir com todas as participantes por meio de uma moradia digna que nós mesmas poderemos buscar.
O Projeto Capacete Rosa está sendo muito importante para nós, principalmente para mim, que sou de comunidade pobre. A parceria da Univates, por meio do Semeia Emau e Habitar Bem, com a Associação Marinês é muito importante para o meu futuro, de muitas mães e também dos jovens, diz Diulen Pereira. A presença da universidade é muito importante para nos proporcionar outra visão, podendo, junto conosco, trazer projetos e oficinas tanto para adultos (Capacete Rosa) como jovens (Festa de Natal), complementa ela.
Acredito que, com o início da parceria com o Capacete Rosa, muitos outros projetos irão vir para nós. A festa realizada no Novo Tempo I foi muito bonita e todos estes parceiros nos ajudaram muito - porque muitas dessas crianças talvez não teriam um brinquedo ou mesmo alguma coisa diferente para comer nesta data. Todos estamos muito gratos pela parceria e pelas oportunidades que estão se abrindo.