Nos dias 19 de novembro e 5 de dezembro, respectivamente, foram revelados os vencedores de duas importantes premiações do design brasileiro, o Prêmio Bornancini de Design promovido pela Associação de profissionais em Design do Rio Grande do Sul (ApDesign) e o Brasil Design Award (BDA) - promovido pela ABEDESIGN. Estudantes, professores e diplomados do curso de Design da Universidade do Vale do Taquari - Univates receberam premiações.
Nesta edição, o Prêmio Bornancini de Design homenageou um dos precursores do design gaúcho, José Carlos Bornancini, que possui algumas de suas criações integradas às exposições permanentes de grandes centros culturais, como o MoMA - Museum of Modern Art de Nova York.
A premiação da ApDesign ocorreu na Nau Live Spaces, em Porto Alegre, e o curso de Design da Univates teve seis projetos finalistas em cinco categorias diferentes. Os projetos, resultado de trabalhos de conclusão de curso (TCCs) das diplomadas Melanie Bruckner e Mariana Scheeren, receberam o bronze nas categorias Design Digital e Projeto Conceitual, respectivamente, ambas na subcategoria estudantes. O trabalho de Mariana venceu o Grand Prix do BDA no ano passado.
Já o Brasil Design Award se consolida como a mais importante premiação do design brasileiro e contou, nesta edição, com quase 1.700 projetos inscritos de 22 estados brasileiros.
A divulgação dos vencedores do Brasil Design Award ocorreu em São Paulo e teve dois projetos do curso de Design da Univates como finalistas: "As Raízes de Dandá", projeto editorial da diplomada Ana Laura de Paoli Costa, e o projeto "I'm Migrant", resultado de experiência transdisciplinar do Estúdio de Criação, um dos componentes da proposta do Aula+ na Univates. O projeto "I'm Migrant", uma plataforma online para auxiliar imigrantes, foi selecionado como um dos vencedores do bronze na categoria Design Social. Os estudantes Marcelo Betti e Laura Brugnera representaram a equipe em São Paulo e receberam o prêmio presencialmente em nome dos colegas.
Para Marcelo, participar do concurso foi uma oportunidade de expandir seus conhecimentos, trocar experiências e criar uma conexão com a comunidade, indo muito além da Universidade.
Além disso, pudemos reconhecer também nosso papel social como estudantes e futuros profissionais, capazes de promover mudanças significativas na vida das pessoas. Receber o prêmio do BDA foi muito gratificante e mostra o quanto o empenho do grupo valeu a pena. Como estudantes, fica a sensação muito além do dever cumprido, contou o estudante.
Por sua vez, para a estudante Laura, participar do prêmio foi Uma experiência incrível, por poder estarmos próximos de designers e profissionais que admiramos, como o Gustavo Piqueira".
No mesmo prêmio, o projeto inscrito pelo estúdio dos professores Rodrigo Brod e Vagner Zarpellon também recebeu o bronze profissional na categoria Design de Embalagem.
Para o professor e coordenador do curso de Design, Rodrigo Brod, a participação e o reconhecimento em prêmios e concursos demonstra a qualidade dos trabalhos e profissionais formados na Univates, que estão no mesmo nível de instituições presentes em grandes centros do país.