Na tarde do dia 8 de dezembro, a Universidade do Vale do Taquari - Univates realizou a cerimônia de premiação da 4ª Feira Estadual de Ciências Univates e da 11ª Feira de Ciências Univates: Descobrindo Talentos para a Pesquisa e Tecendo Redes Interdisciplinares. Neste ano também houve a premiação da 3ª Mostra Kids da Feira Estadual de Ciências. O evento de premiação reuniu alunos, professores e comunidade escolar no auditório do Prédio 16 da Instituição.
A Feira de Ciências, direcionada a estudantes e professores de escolas de educação básica e de ensino técnico das redes pública e privada do Rio Grande do Sul, reuniu alunos de 26 municípios, com a participação de 39 escolas. O evento, que busca incentivar a inovação e a divulgação científica, ocorreu nos dias 27 e 28 de outubro e apresentou 100 projetos.
Para a professora coordenadora do evento, Jane Herber, a participação na Feira de Ciências desenvolve o espírito investigativo, fazendo com que a pesquisa em sala de aula inicie nos primeiros anos da escola. A participação na Feira de Ciências contribui para a formação do estudante, envolvendo a pesquisa em sala de aula. Os estudantes desenvolvem a criatividade buscando soluções para problemas da comunidade. A cada ano que passa, a inovação é destaque, além da socialização e da possibilidade de conhecer outros projetos e apresentar experiências, explica.
Para a premiação, foram selecionados os trabalhos com melhor pontuação total em cada uma das quatro categorias: Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano); Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano); Ensino Médio, Ensino Médio Profissionalizante e Curso Normal; e Ensino Técnico/Pós-Médio. Os três melhores trabalhos em cada uma das quatro categorias de ensino receberam menção honrosa.
O trabalho classificado em primeiro lugar na categoria Anos Iniciais do Ensino Fundamental foi o projeto Plantas medicinais: a cura pela natureza, que terá direito à atividade Planetário na escola.
Ainda, os melhores pontuados nas categorias Ensino Médio (incluindo Curso Normal) e Ensino Técnico receberam bolsas de iniciação científica júnior. Esse é o caso das alunas Alice Wagner Pies e Isadora Kahmann Zuege, da Escola Estadual de Ensino Médio Estrela, que conquistaram o 1º lugar na categoria Ensino Médio e Ensino Profissionalizante. O trabalho que elas apresentaram na Feira de Ciências foi Avaliação bacteriana no ambiente escolar e testes de agentes antibacterianos, orientado pela professora Bruna Lucia Laindorf.
Nosso objetivo nesse projeto era apresentar a grande diversidade de bactérias no ambiente escolar e mostrar que podemos combatê-las com plantas, flores e frutos, não só utilizando produtos químicos, explica Alice, estudante da Escola Estadual de Ensino Médio Estrela.
Foi a primeira vez que Alice participou da Feira, e ela afirma que foi uma experiência incrível. Foi uma experiência incrível, um misto de emoções, ainda mais por ter sido minha primeira participação. Ter conquistado o 1º lugar na categoria Ensino Médio e Ensino Profissionalizante é de imenso orgulho e felicidade. Para mim, esse prêmio representa o início de uma longa jornada na ciência. É a realização de conquistas como essa que faz com que eu almeje cada vez mais o caminho que eu sempre quis seguir, completa.
Os trabalhos classificados em primeiro lugar nas categorias Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio têm vaga assegurada na Feira Municipal de Ciências e Ideias (Femuci), a ser realizada em Esteio em 2023.
Neste ano a comissão premiou com menção honrosa o projeto da Mostra Kids, tendo em vista a participação das crianças na feira.
Além disso, os professores orientadores do trabalho com maior nota geral nas categorias Anos Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Técnico (Pós-Médio) também receberam uma bolsa de Apoio Técnico à Extensão no País (ATP-A).
Veja a lista dos projetos premiados
1ª CATEGORIA: Anos Iniciais do Ensino Fundamental
1º lugar
Projeto: Plantas medicinais: a cura pela natureza
Escola: Escola Municipal de Ensino Fundamental Madre Assunta
Cidade: Nova Bréscia
2º lugar
Projeto: Construção de um terrário pedagógico para o ensino de Ciências
Escola: Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo André
Cidade: Lajeado
3º lugar
Projeto: Libras, sinais para a vida
Escola: Escola Municipal de Ensino Fundamental Arco-Íris
Cidade: Imigrante
2ª CATEGORIA: Anos Finais do Ensino Fundamental
1º lugar
Projeto: Diversidade de gênero e sexualidade
Escola: Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Jorge Schmidt
Cidade: Estrela
2º lugar
Projeto: Câncer de mama: como as mulheres se previnem?
Escola: Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa-Lobos
Cidade: Coqueiro Baixo
3º lugar
Projeto: Levantamento preliminar de mamíferos silvestres em uma área rural, Sul do Brasil
Escola: Escola Municipal de Ensino Fundamental Coronel Thomaz Pereira
Cidade: Venâncio Aires
3ª CATEGORIA: Ensino Médio e Ensino Médio Profissionalizante, incluindo o Curso Normal
1º lugar
Projeto: Avaliação da diversidade bacteriana no ambiente escolar e teste de agentes antibacterianos
Escola: Escola Estadual de Ensino Médio Estrela
Cidade: Estrela
2º Lugar
Projeto: Aquano: hardware modular open-source para medição do consumo de água
Escola: Instituto Federal Sul-Rio-Grandense - Lajeado
Cidade: Lajeado
3º Lugar
Projeto: Percepções de jovens e adultos em relação ao uso da linguagem neutra
Escola: Escola Estadual de Ensino Médio Donato Caumo
Cidade: Coqueiro Baixo
MOSTRA KIDS 2022
Projeto: Todas as crianças em um só universo Descobrindo os dinossauros
Escola: Colégio Madre Bárbara
Cidade: Lajeado