Os professores do curso de Direito da Universidade do Vale do Taquari - Univates Evandro Weisheimer e Márcio de Abreu Moreno estão entre os autores de um livro recém-lançado, que trata do crime de lavagem de dinheiro por meio de criptoativos. Weisheimer também é advogado e Moreno é delegado da Polícia Civil do Rio Grande do Sul.
A obra Criptolavagem e Compliance - tipologias de lavagem de dinheiro por meio de criptoativos e sua prevenção é escrita por profissionais que atuam diretamente com compliance e na repressão aos crimes de lavagem de dinheiro tradicional e de criptolavagem.
O objetivo do livro é apresentar, de forma descomplicada, um assunto complexo como a tecnologia blockchain, a funcionalidade das moedas virtuais, a segurança das transações e as atividades criminosas envolvendo a transferência dos criptoativos.
No livro também há informações como dados do relatório da Unidade de Crimes e Drogas da Organização das Nações Unidas em 2020 (UNODC, 2020), que afirma que, em números do ano de 2019, o Bitcoin esteve presente para pagamento aceito em 97% dos mercados ilegais existentes na internet.
Criptolavagem e Compliance - tipologias de lavagem de dinheiro por meio de criptoativos e sua prevenção, Editora Rideel. Autores: Evandro Weisheimer, Márcio de Abreu Moreno, Márcio Niederauer Nunes da Silva e Vytautas Fabiano Silva Zumas. Prefácio de Douglas Fischer, procurador regional da República.