Estudantes da disciplina de Bases para a Preparação Física, do curso de Educação Física - Bacharelado da Universidade do Vale do Taquari - Univates, concluíram recentemente um desafio proposto pelo professor Carlos Leandro Tiggemann. A disciplina se propõe a estudar os procedimentos relacionados à avaliação e prescrição de exercícios físicos, em especial das atividades aeróbicas, que são aquelas em que os exercícios são realizados com por período mais longo e de forma contínua, como, por exemplo, a caminhada, a corrida e o ciclismo.
Para que os estudantes tivessem uma melhor percepção da prática profissional da prescrição de exercícios e dos estudos, o professor inovou e propôs que a turma se dividisse em duplas. Cada integrante da dupla tinha o compromisso de montar um treinamento para um colega e acompanhá-lo durante todo o semestre.
Grande parte das atividades realizadas na disciplina foram direcionadas para essa estratégia, iniciando por uma completa bateria de testes, incluindo anamnese, avaliação antropométrica, questionário de avaliação do nível de atividade física e testes para avaliação da capacidade cardiorrespiratória, explica Tiggemann.
Após essa etapa, os estudantes se debruçaram sobre os estudos relacionados à prescrição do treinamento, e foram acompanhados por quatro profissionais especializados na área: a professora doutora Maira Wolf Schoenell (hidroginástica), a diplomada e professora Nadine Sulzbach (Natação), o professor especialista Juliano Santiago (corrida) e o professor mestre Gabriel Protzen (ciclismo).
Para incentivar os estudantes, também foi criado um grupo no aplicativo Strava, para que todos registrassem suas atividades realizadas e pudessem acompanhar o desempenho dos colegas. O aplicativo classifica os participantes por meio do registro da quilometragem percorrida durante as atividades. A turma participou, ainda, de uma rústica que foi contabilizada como estudos independentes e valeu pontos extras na avaliação da disciplina.
O professor conta que, para muitos estudantes, foi a primeira oportunidade de participar de treinamentos específicos, de estruturação de treinamentos e de uma prova oficial. Ao longo do semestre, o curso foi representado em várias competições por meio dos estudantes, como na Rústica de Estrela, na Santiago Running em Bom Retiro do Sul, na Sicredi Night Running em Teutônia. Na última etapa do Circuito dos Vales, em Teutônia, foram 16 participantes.
Conforme o estudante Luís Fernando, responsável pelo gerenciamento do grupo no Strava, foram mais de 1.600 quilômetros pedalados e 2.800 quilômetros corridos. Os estudantes registraram um total de 464 horas de movimentação durante o semestre, com 876 atividades realizadas e gravadas no aplicativo.
O acadêmico Junior relata que foi uma experiência única, em que evoluí junto da minha cliente/colega e percebi coisas que não tinha analisado quando realizei a periodização do treinamento. Para a estudante Fernanda, foi muito importante ter a experiência de se preparar com os treinamentos, participar das provas e ainda ganhar algumas medalhas nas rústicas.
Segundo o professor Tiggemann, experiências como essas certamente irão auxiliar na formação dos futuros profissionais, além de criar um clima positivo e motivador de engajamento aos estudos.
Para o coordenador do curso, professor Leonardo De Ross Rosa, são ações e iniciativas como essas que fazem a diferença em um processo de aprendizagem. Trata-se do que pregamos: conhecer, compreender, aplicar, analisar, avaliar, criar e também fazer. Além de graduar em Educação Física, temos uma preocupação em contribuir com a saúde da comunidade. Queremos oferecer o que somos e não o que queremos que os outros sejam.
Vestibular de Verão Univates
O curso de Educação Física é um dos 26 cursos de graduação presenciais da Univates que estão com inscrições abertas para ingresso no primeiro semestre de 2023. Para participar do processo seletivo, o candidato deve preencher o formulário no site univates.br/vestibular ou realizar a inscrição pelo WhatsApp (51) 3714 7043.