Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Imigrantes que participam do projeto Vem pra Cá recebem atestado de conclusão das aulas de língua portuguesa

Postado as 14/12/2022 08:41:27

Por Natalia Nissen

O projeto de extensão Vem pra Cá, da Universidade do Vale do Taquari - Univates, oportuniza o aprendizado gratuito de língua portuguesa como língua adicional para imigrantes e promove a transformação social para esses estudantes. Para marcar o encerramento de mais um ano de atividades, o projeto realizou, na última quinta-feira, 8, a entrega dos atestados de participação a 28 haitianos e a uma taiwanesa que frequentaram as aulas ao longo de 2022.

As aulas são ministradas por bolsistas e voluntários, uma vez por semana, no Colégio Estadual Presidente Castelo Branco, em Lajeado, totalizando 60 horas-aula por ano. Segundo a coordenadora do projeto, professora Maristela Juchum, a entrega dos atestados celebra o encerramento de um ciclo, mas alguns alunos participam do projeto há mais tempo e todos são convidados a continuar frequentando as aulas no próximo período. “A aula é aberta para todos os imigrantes interessados. Os materiais são adaptados considerando o nível de proficiência em que cada aluno se encontra, com temáticas envolvendo suas necessidades e interesses”, explica.

A professora conta que o evento foi muito especial, pois os próprios alunos organizaram o miniauditório do Colégio para a entrega dos atestados. “Eles chegaram cedo, levaram balões e compraram presentes para os professores voluntários. É um momento muito significativo para eles, para mim e para os acadêmicos e professores que são voluntários”.

Aprender o português como língua adicional gera novas oportunidades para as comunidades imigrantes e possibilita, ainda, que as pessoas tenham mais autonomia para se comunicar, tanto no trabalho quanto nos espaços sociais. O projeto iniciou suas atividades em 2014 e já beneficiou mais de 600 pessoas desde então. Outras informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo e-mail vempraca@univates.br.

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods