O projeto de extensão Vem pra Cá, da Universidade do Vale do Taquari - Univates, oportuniza o aprendizado gratuito de língua portuguesa como língua adicional para imigrantes e promove a transformação social para esses estudantes. Para marcar o encerramento de mais um ano de atividades, o projeto realizou, na última quinta-feira, 8, a entrega dos atestados de participação a 28 haitianos e a uma taiwanesa que frequentaram as aulas ao longo de 2022.
As aulas são ministradas por bolsistas e voluntários, uma vez por semana, no Colégio Estadual Presidente Castelo Branco, em Lajeado, totalizando 60 horas-aula por ano. Segundo a coordenadora do projeto, professora Maristela Juchum, a entrega dos atestados celebra o encerramento de um ciclo, mas alguns alunos participam do projeto há mais tempo e todos são convidados a continuar frequentando as aulas no próximo período. A aula é aberta para todos os imigrantes interessados. Os materiais são adaptados considerando o nível de proficiência em que cada aluno se encontra, com temáticas envolvendo suas necessidades e interesses, explica.
A professora conta que o evento foi muito especial, pois os próprios alunos organizaram o miniauditório do Colégio para a entrega dos atestados. Eles chegaram cedo, levaram balões e compraram presentes para os professores voluntários. É um momento muito significativo para eles, para mim e para os acadêmicos e professores que são voluntários.
Aprender o português como língua adicional gera novas oportunidades para as comunidades imigrantes e possibilita, ainda, que as pessoas tenham mais autonomia para se comunicar, tanto no trabalho quanto nos espaços sociais. O projeto iniciou suas atividades em 2014 e já beneficiou mais de 600 pessoas desde então. Outras informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo e-mail vempraca@univates.br.