O Conselho Universitário (Consun) da Universidade do Vale do Taquari - Univates aprovou, no último dia 22 de novembro, os percentuais para reajuste das mensalidades de 2023 para cursos de graduação presenciais e a distância, cursos técnicos e pós-graduação stricto sensu. O Consun é um órgão formado por diferentes representantes da comunidade acadêmica e regional.
O reajuste das mensalidades dos cursos de graduação presenciais, técnicos e de pós-graduação é de 9,5%. Já o valor das mensalidades dos cursos de graduação a distância terá reajuste de 8%. Os valores passam a valer a partir de janeiro de 2023.
Os índices foram aprovados pelo Conselho Administrativo da Fundação Univates e o cálculo considera os índices de inflação dos últimos três anos e o orçamento necessário para atender a comunidade acadêmica.
Cabe destacar que, nas negociações sindicais dos últimos dois anos, os reajustes salariais de professores e funcionários foram parcelados e postergados, o que permitiu que os reajustes repassados aos alunos fossem significativamente menores do que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Em 2020, quando o INPC ficou em 4,77%, a Univates não reajustou o valor das mensalidades.
Já em 2022 e ainda em 2023, os salários de professores e funcionários terão, no entanto, que ser integralizados. Por isso, a necessidade do acréscimo de até 9,5% nas mensalidades.
O valor do reajuste aplicado pela Univates está dentro do valor médio aplicado por outras Instituições de Ensino Superior que integram o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung).