Instituições comunitárias de Ensino Superior apresentam demandas para Grupo de Trabalho da Educação da Equipe de Transição do governo

Postado as 12/12/2022 08:32:24

Por Natalia Nissen

Com informações da Abruc

Representantes da Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior (Abruc), do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) e do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Instituições Comunitárias de Educação Superior no Estado do Rio Grande do Sul (Sindiman) reuniram-se com o Grupo de Trabalho da Educação, da Equipe de Transição do governo federal, na última terça-feira, 6, em Brasília. O objetivo do encontro foi apresentar e discutir as demandas e propostas das instituições comunitárias.

Segundo o presidente do Sindiman e superintendente executivo da Fundação Univates, Oto Roberto Moerschbaecher, foi apresentada uma proposta de um novo financiamento estudantil para o Ensino Superior. O projeto foi elaborado entre 2020 e 2021 por um grupo nacional e contempla uma alternativa viável para que mais pessoas tenham acesso aos cursos ofertados pelas Instituições de Ensino Superior não públicas. A proposta foi entregue à Equipe de Transição para que se avalie a possibilidade de implementação no próximo governo.

O grupo tratou, ainda, do Financiamento da Educação Superior (Feduc), do Programa Universidade para Todos (Prouni), do Censo da Educação Superior, das atribuições da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (SERES) e da Secretaria de Educação Superior (Sesu), e sobre a abertura de novos cursos e expansão de vagas de medicina no Brasil.

Divulgação

A agenda também contou com a participação do presidente da Abruc, reitor Claudio Jacoski (Unochapecó); da presidente da Acafe, reitora Luciane Cerett (Unesc), do vice-presidente do Comung, reitor Cleber Prodanov (Feevale); da reitora Cátia Nehring (Unijuí), do professor Jaime Laufer (Unisc); do assessor jurídico do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub) e da Abruc, Dyogo Patriota; do secretário executivo do Crub e da Abruc, José Aguilera; e dos ex-Ministros Henrique Paim e Luis Claudio Costa, e de outros integrantes do GT Educação, como a senadora eleita Tereza Leitão, a deputada federal Alice Portugal, e o professor Heleno Araújo, do Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE).

Logo ods