O Projeto Capacete Rosa é uma iniciativa da Associação Marinês de Lajeado que busca a qualificação de mulheres e sua inserção no mercado de trabalho. Por meio de parcerias, incluindo com a Universidade do Vale do Taquari - Univates, o projeto ensina a essas mulheres atividades relacionadas à construção civil, para que elas possam se profissionalizar, melhorar a condição financeira de suas famílias e ocupar um espaço em um setor majoritariamente masculino. Atualmente são 14 mulheres realizando o curso.
Na quinta-feira, 8, o grupo participou de uma programação especial na Univates. De manhã, as mulheres tiveram a última aula do ano, na qual revisaram os conteúdos dos encontros anteriores e aprenderam técnicas de medição. À tarde, fizeram um tour pela Universidade e conheceram o Laboratório de Tecnologias da Construção Latec, onde serão realizadas as aulas do projeto a partir de fevereiro.
Angélica Silveira, arquiteta e urbanista e uma das idealizadoras do projeto, conta que as aulas ocorriam no salão de festas do Residencial Novo Tempo. A partir de agora, os encontros serão realizados na Univates.
Integração e brincadeiras para as crianças
De manhã, enquanto as mães tinham aula, os filhos delas aproveitaram para se divertir no Labrinque ‒ Laboratório de Experimentação e Brinquedoteca. Depois, mães e filhos se encontraram para o almoço. À tarde, as professoras e monitoras do projeto Alfabeletrando desenvolveram atividades relacionadas ao Natal com as crianças.
Segundo a professora Schirlene da Rosa Jaeger, a iniciativa de receber as crianças foi importante tanto para proporcionar a integração delas quanto para dar um suporte às mães. "Aqui os meninos podem brincar, interagir e realizar atividades em um ambiente novo e diferente do que estão habituados. Enquanto isso, as mães aproveitam as atividades delas com mais tranquilidade porque sabem que os filhos estão bem assistidos", ressalta.
Saiba mais
A parceria com a Univates ocorre desde outubro, por meio do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (Semeia-EMAU) e do projeto de extensão Habitar Bem. Além da Instituição ceder o espaço para as aulas teóricas e práticas, as equipes envolvidas nos projetos de extensão também auxiliam na preparação e realização das aulas.