A Universidade do Vale do Taquari - Univates está trabalhando na possibilidade de criação de uma biblioteca infantil aberta para a comunidade na Biblioteca Univates. A Universidade, com um olhar sempre voltado às demandas da região, vem trabalhando durante o ano de 2022 em um novo projeto, agregando à Biblioteca um espaço para os pequenos leitores.
O projeto tem o envolvimento da coordenadora da Biblioteca Univates, Danusa Vicente, e das professoras dos cursos de Letras e Pedagogia Grasiela Kieling Bublitz, Rosiene Almeida Souza Haetinger, Fabiane Olegário e Morgana Domênica Hattge, num trabalho integrado entre Biblioteca e cursos de licenciatura. Em outubro foi realizada uma visita técnica ao Instituto Quindim em Caxias do Sul, um espaço de referência em literatura infantil e juvenil. Elas foram recebidas pelo presidente Volnei Canônica.
Fomos recepcionadas com muito carinho e atenção pelo idealizador e presidente do Instituto Quindim, Volnei Canônica, que respondeu às dúvidas; sugeriu materiais/literaturas; deu dicas sobre o mobiliário; promoveu aprendizagem e despertou reflexões, explica Danusa.
Estamos num processo de construção do conhecimento/amadurecimento: pesquisa e análise de bibliografias para atualizar o acervo; exploração de referencial teórico; definição do nome; e análise de mobiliário, detalha Danusa. A expectativa é que o espaço possa receber visitas individuais com acesso livre, de acordo com os horários de atendimento da Biblioteca. Já para grupos, a projeção é que sejam feitos agendamentos.
Recebemos diversas visitas de Escolas do município e de cidades vizinhas, no intuito de conhecer a estrutura de uma biblioteca universitária, bem como instigar a leitura. Não temos, no entanto, um espaço específico para esse público infantil. Então a Biblioteca Infantil viria ao encontro dessa demanda, como um espaço acolhedor, confortável, atrativo, com um acervo selecionado (infantil e juvenil) de acordo com as faixas etárias, bem como oportunizando o manuseio dos materiais disponíveis e a apropriação do universo da leitura, complementa Danusa.