Fundação Univates, HBB e Fundef formalizam protocolo de intenções para construção do novo ambulatório da Fundef

Postado as 02/12/2022 16:32:52

Por Natalia Nissen

Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Lajeado

Fundação Univates, Hospital Bruno Born (HBB) e Fundação para Reabilitação das Deformidades Crânio-Faciais (Fundef) formalizaram o protocolo de intenções para a construção do novo ambulatório da Fundef. A parceria foi firmada na manhã desta sexta-feira, 2, no gabinete da Prefeitura de Lajeado.

Ainda na terça-feira, 29 de novembro, a Câmara de Vereadores aprovou a Lei 11.470, que autoriza o Executivo municipal a firmar parcerias visando à construção do ambulatório da Fundef, e que foi publicada no Diário Oficial do município no dia 1º de dezembro. O novo espaço possibilitará o aumento na capacidade de atendimentos prestados pela instituição e será construído em uma área cedida pela Fundação Univates, no campus da Universidade do Vale do Taquari - Univates.

Reprodução/Univates

O projeto do ambulatório foi elaborado pela Univates, e o prédio, de aproximadamente 1,3 mil m², tem custo previsto de R$ 6,034 milhões. O governo do Estado deverá repassar 70% do valor da obra ao Fundo Municipal da Saúde e o restante será aportado pela Prefeitura de Lajeado. O HBB permanecerá na retaguarda hospitalar necessária às atividades da Fundef. Já a Fundef destinará os equipamentos e profissionais habilitados para o atendimento do público no ambulatório.

O presidente da Fundação Univates, Ney José Lazzari, lembrou que são três instituições que trabalham para o Vale do Taquari unidas por um grande objetivo. “Será uma importante conquista para os pacientes atendidos, mas também para os estudantes da área da Saúde da Univates, que poderão vivenciar e aprender com as experiências proporcionadas por esse ambulatório”, afirmou Lazzari.

Conforme o prefeito Marcelo Caumo, a aprovação da construção do ambulatório é uma conquista para a população de todo o Rio Grande do Sul, já que a Fundef é referência na reabilitação de pessoas com fissuras labiopalatais e deficiência auditiva.

“Essa parceria é uma soma de esforços de diversos órgãos e instituições e vai tornar Lajeado modelo neste meio de atuação. Estamos muito felizes em colaborar com o desenvolvimento dessa entidade que, em seus 30 anos de história, já transformou muitas vidas”, destacou o prefeito.

Wilson Dewes, médico e fundador da Fundef, afirma que a instituição beneficente é um exemplo Brasil afora e tem uma missão singular, que é restituir os sorrisos das crianças.

Laura Mallmann/AI Prefeitura de Lajeado

A formalização da parceria também contou com a presença do superintendente executivo da Fundação Univates, Oto Roberto Moerschbaecher; do presidente do Conselho Superior da Fundef, Luiz Fernando Kehl; do presidente do Conselho Diretor da Fundef, Ito José Lanius; do presidente do HBB, João Batista Gravina; do 1º tesoureiro do HBB, Jorge Eugênio Friedrich; do diretor executivo do HBB, Cristiano Dickel; da vice-prefeita, Gláucia Schumacher; do secretário municipal da Saúde, Cláudio Klein; e dos vereadores Alex Schmitt, Carlos Eduardo Ranzi, Deoli Gräff, Heitor Hoppe, Isidoro Fornari, Márcio Dal Cin, Marcos Schefer, Paula Thomas e Sérgio Kniphoff.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods