Saúde Univates entrega primeira prótese dentária completa confeccionada no laboratório da Instituição

Postado as 02/12/2022 13:25:24

Por Natalia Nissen

Nair Maria Hartmann, 76, ganhou mais autoestima e qualidade de vida na manhã de quinta-feira, 1º. Isso porque ela foi a primeira paciente a receber uma prótese dentária completa (superior e inferior) totalmente confeccionada no laboratório da Universidade do Vale do Taquari - Univates.

A tão esperada prótese foi entregue à moradora de Teutônia durante consulta na Clínica de Odontologia Ampliada do Saúde Univates. Ela foi encaminhada ao serviço por meio da Prefeitura de Teutônia, que possui convênio com o Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Taquari (Consisa).

O professor do curso de Odontologia Victório Poletto Neto foi quem atendeu a paciente e coordenou todo o trabalho realizado. Gabrielle Garcia Suszek, que é protética, foi responsável por confeccionar a prótese. Ela conta que, com a inserção do laboratório de prótese na Clínica de Odontologia, foi possível fazer os ajustes necessários na hora do atendimento, sem que Nair Maria precisasse voltar para casa e esperar mais dias para receber a prótese.

Natalia Nissen

“É muito gratificante ver esse trabalho entregue. O principal objetivo é devolver a funcionalidade para o paciente, como a mastigação. Além disso, assim que o paciente coloca a prótese, o semblante muda. Ele ganha mais confiança e autoestima. O sorriso é instantâneo”, relata Gabrielle.

Ao receber a prótese, dona Nair Maria agradeceu à equipe da clínica pelo atendimento e contou que também fez amigos durante as consultas. Agora ela segue em tratamento e acompanhamento. “Me senti até mais jovem. O sentimento é de muita alegria. Mas o mais importante é que fui muito bem recebida e fiz amigos aqui. Todos me trataram muito bem, me acolheram. Estou muito feliz com o resultado”, comemora.

Conforme Nélio Bairros Dornelles Junior, coordenador da Clínica de Odontologia Ampliada da Univates, o Laboratório de Prótese Dentária da Univates é uma união de esforços entre a Diretoria de Serviços em Saúde e o curso de Odontologia da Univates. “Nosso objetivo com a inserção deste serviço no mesmo espaço da Clínica é promover mais qualidade de vida e bem-estar à comunidade e melhorar a dinâmica dos atendimentos em prótese dentária, promovendo uma entrega mais ágil das próteses, que antes precisavam ser feitas fora do campus”.

Clínica de Odontologia Ampliada

Hoje a Clínica de Odontologia Ampliada do Saúde Univates tem capacidade para resolver todas as necessidades odontológicas em um só lugar. Os atendimentos ocorrem de forma particular ou por meio de convênios via prefeituras, com profissionais altamente qualificados.

Clique aqui para saber mais sobre o serviço de Odontologia - Saúde Univates.

Logo ods