Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Pesquisa

Univates realiza pesquisa inédita na região com rastreamento ocular de consumidores em compras em supermercado

Por Lucas George Wendt

Postado em 01/12/2022 11:45:30


Compartilhe

A Universidade do Vale do Taquari - Univates, por meio do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGAS), está liderando uma pesquisa inédita na região com rastreamento ocular de consumidores em compras em supermercado. O estudo é coordenado pelo professor doutor Marlon Dalmoro e conta com o envolvimento do pesquisador Wagner Junior Ladeira, da Unisinos, e com a parceria da Cooperativa Languiru. 

A questão central que orienta a pesquisa é qual a quantidade necessária de produtos a ser colocada em um display de um supermercado. “As pesquisas da área do Marketing raramente utilizam cenários reais de compra. Assim, estamos utilizando o supermercado como um laboratório de estudos para entender o comportamento do consumidor”, destaca Dalmoro.

Tuane Eggers

A prática mais comum na gestão é focar no display e não naquilo que o consumidor enxerga. “Hoje temos tecnologia capaz de ler o processamento cognitivo visual, ou seja, o que de fato o consumidor está olhando, utilizando equipamentos de rastreamento ocular. A pesquisa em questão, então, está utilizando um desses equipamentos, que especificamente consiste num óculos com uma câmera acoplada e um conjunto de infravermelho capaz de identificar com precisão cada ponto que o consumidor fixa o olhar ao longo da sua jornada de compra. 

A pesquisa está acontecendo no Supermercado Languiru do Shopping Lajeado, um ambiente de estudos apropriado, conforme as determinações que os pesquisadores estabeleceram para a realização da pesquisa. Os participantes do estudo são convidados a participar quando chegam no supermercado e fazem toda a sua jornada de compra no local utilizando o óculos. 

“Os dados coletados no supermercado permitem treinar, testar e validar o algoritmo para classificar os itens aos quais os consumidores direcionam a sua atenção num supermercado. Assim, a coleta de dados permite construir um algoritmo para dizer se o display tem quantidade de sortimento que facilita ou dificulta a decisão do consumidor e, consequentemente, é capaz de orientar a oferta de sortimentos mais adequados, diminuindo perdas”, descreve Dalmoro. 

Divulgação/Univates

A coleta de dados tem dois objetivos complementares, primeiramente é treinar um algoritmo capaz de identificar o sortimento adequado a partir da identificação automatizada dos produtos que os consumidores enxergam. “O algoritmo que estamos desenvolvendo é muito similar àquele utilizado pelos carros autônomos e o seu funcionamento exige bastantes imagens para treiná-lo. Também vamos gerar publicações científicas a partir deste estudo, visto que se trata de uma tema de vanguarda e capaz de contribuir com a geração de conhecimentos na área do varejo. A Languiru é uma parceira nesse projeto. Sem essa parceria não seria possível executar uma pesquisa dessa envergadura”, informa Dalmoro. 

Rapidamente o projeto atingiu a marca de 100 participantes. “Nossa meta é atingir 200 voluntários, o que gera um grande volume de dados para análise, visto que o equipamento registra cada ponto de fixação do olhar. Isso significa dizer que cada voluntário gera milhões de dados para as nossas análises”. 

Donald Giannatti/Unsplash

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar