Em sintonia com a 27ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (COP27), realizada no início de novembro no Egito, a Fundação Univates divulgou o seu Inventário de Gases de Efeito Estufa (IGEE) de 2021. O documento apresenta a quantificação dos Gases de Efeito Estufa (GEE) controlados pelo Protocolo de Kyoto emitidos, removidos, reduzidos e/ou compensados pela Instituição no ano passado.
O levantamento de dados e os cálculos foram realizados seguindo, principalmente, a metodologia estabelecida pelo Programa Brasileiro GHG Protocol, que se baseia no GHG Protocol e é uma ferramenta utilizada para entender, quantificar e gerenciar emissões de gases de efeito estufa. Também foram utilizadas outras metodologias reconhecidas internacionalmente pelo Painel Intergovernamental sobre Alterações Climáticas (IPCC).
Conforme o engenheiro Ambiental da Fundação Univates, Gustavo Schäfer, o objetivo da elaboração do inventário é conhecer, dimensionar e apresentar o balanço entre as emissões e as remoções, reduções e/ou compensações de Gases de Efeito Estufa da instituição. Dessa forma será possível realizar o planejamento da gestão das emissões, o aprimoramento dos mecanismos de coleta de dados e evidências, além de verificar as medidas necessárias a serem adotadas para reduzir as emissões desses gases e remover ou compensar aquelas que são inevitáveis ou que dificilmente poderão ser reduzidas.
A partir do levantamento, foi possível concluir que a Fundação Univates emitiu 765,44 toneladas de CO2e e 540,78 toneladas de CO2 biogênico (considerado como emissões neutras, ou seja, sem necessidade de remoção, redução ou compensação) no período.
Como o campus de Lajeado produz parte da sua energia elétrica por meio da usina de geração de energia fotovoltaica e o restante da energia necessária para o pleno funcionamento das atividades é adquirido no Mercado Livre, que também se trata de energia limpa gerada a partir de fontes renováveis, foi evitada a geração de 646,23 toneladas de CO2e ao longo de 2021.
Já a compensação de GEE é realizada por meio da preservação de 38,93 hectares de áreas de vegetação do Bioma Mata Atlântica, localizados nos campi de Lajeado e Encantado. Essas áreas geram uma amortização anual de carbono de 704,60 toneladas de CO2e.
O crescimento da vegetação nessas áreas também contribui para o incremento anual de carbono, chamado de fluxo do estoque de carbono. De acordo com o estágio sucessional da vegetação, do bioma e o clima da região, foi possível calcular o valor total de 462,35 toneladas de CO2e/ano como estoque de carbono.
O Inventário concluiu que, somando os valores anuais referentes à parcela de amortização e do incremento do estoque de carbono, a Fundação Univates possui o montante de 1.166,95 toneladas de CO2e em estoque para compensação do balanço das emissões dos inventários dos próximos 20 anos.
Este é o primeiro IGEE da Univates e, nos próximos inventários, deverá ser feita a comparação dos resultados com as emissões de 2021. É importante considerar alterações estruturais significativas, como abertura ou fechamento de unidades, para que as comparações com o ano-base sejam calculadas de forma correta.
Entenda como é feito o Inventário de Gases de Efeito Estufa
O inventário tem como base os Escopos 1, 2 e 3, ou seja, os Gases de Efeito Estufa emitidos direta e indiretamente pela Univates. As emissões diretas (Escopo 1) são relacionadas aos GEE gerados por fontes próprias ou controladas pela Instituição. Já as emissões indiretas (Escopo 2 e Escopo 3) dizem respeito aos GEE gerados por fontes terceiras ou não controladas pela Instituição, mas em decorrência de suas atividades. Para fins de verificação, somente o relato das emissões referentes aos Escopos 1 e 2 é obrigatório.
Escopo 1: combustão móvel, combustão estacionária, emissões fugitivas, atividades agrícolas e tratamento de efluentes.
Escopo 2: aquisição de energia elétrica - Sistema Interligado Nacional e Mercado Livre
Escopo 3: bens arrendados, viagens aéreas, tratamento de resíduos, tratamento de efluentes.
Após realização do levantamento de dados e do cálculo da emissão de Gases de Efeito Estufa pelos 28 tipos de fontes da Univates para o ano de 2021, constatou-se que foram emitidos direta e indiretamente pela instituição um total de 765,44 toneladas de dióxido de carbono equivalente (CO2e).
A maior quantidade de emissão de dióxido de carbono equivalente ocorreu para o Escopo 2, totalizando 405,59 toneladas de CO2e. Já as atividades do Escopo 3 resultaram na emissão de 202,87 toneladas de CO2e. O Escopo 1 foi responsável por emitir um somatório de 156,98 toneladas de CO2e.
Para a Univates, o balanço total de 2021 é positivo, já que todas as emissões geradas foram compensadas, restando ainda 401,51 toneladas de CO2e estocadas.