Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Programa Pacto Lajeado pela Paz forma novos Facilitadores de Justiça Restaurativa na Univates

Postado as 30/11/2022 16:18:37

Por Natalia Nissen

Lançado em 2019 pela Prefeitura de Lajeado, o programa Pacto Lajeado pela Paz tem entre suas atividades a formação de Facilitadores da Paz por meio dos Círculos de Construção de Paz da Justiça Restaurativa. Neste ano, cerca de 80 professores e técnico-administrativos da Universidade do Vale do Taquari - Univates participaram do curso de formação básica para Facilitadores de Justiça Restaurativa. 

Na manhã de quarta-feira, 30, a Instituição realizou a formatura das turmas que participaram do curso, que tem como objetivo formar pessoas capazes de promover o fortalecimento dos relacionamentos nos seus ambientes de convivência, a fim de minimizar as situações de conflitos nos espaços comunitários, familiares e de trabalho. 

O curso foi ministrado por facilitadores vinculados ao programa Pacto Lajeado pela Paz e os encontros abordaram diversos temas e atividades visando a contribuir com o desenvolvimento de habilidades para escuta, exercício do não julgamento e autocuidado. Assim, o aprendizado pode ser aplicado nos mais variados cenários, desde o ambiente de trabalho, até a família e os espaços comunitários em que a pessoa está inserida.

Natalia Nissen

Na abertura da cerimônia de formatura, o professor Guilherme Nogueira, doutor em Neurociência do Envelhecimento, ministrou uma palestra com o tema "Práticas Restaurativas - um olhar neurocientífico". Em sua fala, o neurocirurgião destacou as práticas restaurativas e aspectos como o senso de pertencimento como alavanca motivacional na rotina das pessoas, tanto para o bem quanto para o mal.

Após a palestra, os representantes das turmas que realizaram o curso receberam o diploma da formatura. Também estiveram presentes no evento a vice-prefeita de Lajeado, Gláucia Schumacher; o secretário da Segurança Pública (SESP) e coordenador do eixo de aplicação da Lei do Pacto Lajeado pela Paz, Paulo Roberto Locatelli Gandin; a coordenadora do Pacto Lajeado pela Paz, Tânia Rodrigues; o promotor de Justiça da Comarca de Lajeado, Sérgio da Fonseca Diefenbach; e o articulador do Pro_Move Lajeado, Albano Mayer.

Segundo a reitora da Univates, professora Evania Schneider, a solenidade representa um momento muito importante para a Instituição, que reconhece a relevância do projeto para toda a comunidade.

É o momento que consagra os Facilitadores da Paz da Univates. Agradeço aos colegas que aceitaram o convite e se dispuseram a pensar e falar sobre relações e o quanto cada um de nós, enquanto seres humanos, pode olhar de uma forma diferente para os outros e para os próprios julgamentos. Acredito que esse curso proporcionou muitas reflexões e autoconhecimento para todos os participantes.
Evania Schneider, reitora da Univates.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Natalia Nissen

Natalia Nissen

Natalia Nissen

Vitória Giovanella

Vitória Giovanella

Vitória Giovanella

Vitória Giovanella

Vitória Giovanella

Vitória Giovanella

Laura Mallmann/AI Prefeitura de Lajeado

Logo ods